ANI - Promoção do Programa Quadro

Eventos PERIN



Oportunidades de financiamento para as Bioindústrias: call BBI 2018 & SPIRE 2019

24 Mai 2018

O GPPQ, em parceria com o IAPMEI e a Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), irá organizar, na tarde do dia 24 de maio (14:00 - 17:30), uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento para as bioindústrias no âmbito da Iniciativa Tecnológica Conjunta sobre Bioindústrias (BBI JU) – call H2020-BBI-JTI-2018 e da Indústria de Processos Sustentáveis (A.SPIRE) – call H2020-NMBP-ST-IND-2019.

A BBI JU (Bio-Based Industries Joint Undertaking) é uma parceria público-privada estabelecida entre a Comissão Europeia e o Consórcio das Bioindústrias (BIC) que tem como objetivo contribuir para uma economia de baixo carbono mais eficiente na utilização de recursos, através do desenvolvimento de indústrias de base biológica sustentáveis e competitivas com base em biorefinarias avançadas que se abasteçam de forma sustentável.

A SPIRE (Sustainable Process Industry through Resource and Energy Efficiency) é uma Parceria Público-Privada contratual que foi criada no âmbito do programa NMBP do H2020 dedicada à inovação em eficiência de energia e recursos promovida pelas indústrias de processos da UE (química, siderúrgica, engenharia, minerais, metais não-ferrosos, cimento, cerâmica e água).

Esta sessão, dirigida a diferentes tipos de stakeholders ao longo das cadeias de valor de base biológica (nomeadamente empresas de produção primária e de transformação, PME, centros tecnológicos, institutos de investigação e universidades) será uma excelente oportunidade para a comunidade nacional das bioindústrias conhecer as oportunidades de financiamento oferecidas em 2018.

Este evento, que terá a presença de um Project Officer da BBI JU (Thomas Vyzikas) para apresentar as novidades do concurso 2018 e  algumas orientações sobre como preparar uma proposta bem-sucedida, contará também com partilhas de experiências de participação nacional em projetos já financiados pela BBI. Estará ainda presente a Diretora Executiva da A.SPIRE (Angels Orduña) para a apresentação de oportunidades de financiamento adicionais na SPIRE.

A participação nesta sessão é gratuita mas a inscrição é obrigatória: Formulário de inscrição

Esta sessão será em inglês.

Local
-
Lisboa
IAPMEI - Academia de PME

Morada:
Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar Edifício L, 1649-038 Lisboa

Ver lista de eventos