Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 2, Abril de 2009

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Com o primeiro número da nossa Newsletter, quisemos dar um exemplo vivo do que será esta nova iniciativa mensal do GPPQ. Nas suas grandes linhas, a Newsletter irá guiar-se pelos seguintes objectivos:
1) alertar para as novidades do 7ºPQ, permitindo um acompanhamento mais próximo a quem não tem acesso directo aos fora de Bruxelas;
2) oferecer um acesso fácil e regular a informação permanentemente actualizada sobre concursos abertos e eventos;
3) divulgar os resultados da participação portuguesa nos Programas-Quadro.

No Editorial do nº1 falámos da “crise”. Esta vai ter um impacto significativo no 7ºPQ, uma vez que verbas significativas vão ser redireccionadas para as áreas prioritárias do Economic Recovery Plan. Neste número e nos próximos chamaremos a atenção para novos concursos e iniciativas interdisciplinares em fase de preparação e lançamento até ao Verão, bem diferentes dos concursos habituais. Começamos este mês com um concurso sobre a Investigação Marinha e Marítima; a seguir virão a Cooperação com África, as grandes Parcerias Público-Privadas (PPPs), etc.
Cumprindo o terceiro objectivo, faremos regularmente a divulgação de projectos coordenados por investigadores portugueses que tiveram impactos positivos na nossa sociedade. Pretendemos eliminar o mito de que a coordenação de projectos europeus é uma meta inatingível para um país pequeno e periférico como o nosso. Haja vontade e excelência científica, e todos teremos a nossa oportunidade!
Queremos melhorar e como tal esperamos as vossas reacções e sugestões.

Virgínia Corrêa
Eduardo Maldonado

O 7º Programa-Quadro vai abrir um concurso (Call conjunta) designado “The Ocean of Tomorrow” (data esperada de publicação: Julho 2009), que resulta de uma das acções propostas pela comunicação da Comissão An European Strategy for Marine and Maritime Research (2008)). As propostas deverão abordar a complexidade dos oceanos e mares integrando várias disciplinas (Ambiente, Transportes, Energia, Pescas, Economia e Ciências Sociais), promovendo novos modelos de gestão do Oceano.

Para mais informações sobre esta Call ou qualquer outro assunto relacionado como o 7ºPQ, contactar o GPPQ, através do email: gppq@gppq.mctes.pt

spear
Sustainable options for PEople,
catchment and Aquatic Resources


Prioridade Temática: Cooperação Internacional do 6ºPQ (INCO-DEV)
Tipo de Projecto: STREP (Strategic Target Research Project)
Duração: Nov 2004 a Março 2008
Orçamento: EUR 1 500 000

spear_img

Consórcio: 9 parceiros (incluindo 3 da China e 1 de África do Sul).

Coordenação: Prof. João Gomes Ferreira
IMAR - Centro de Modelação Ecológica, Dept. Ciências e Engenharia do Ambiente (FCT-UNL)

Resumo do projecto:
O principal objectivo deste projecto foi desenvolver uma plataforma integrada de modelação para interpretar a dinâmica da zona costeira, em áreas onde as comunidades locais dependem substancialmente dos recursos marinhos. Foram escolhidos dois casos de estudo (China), sujeitos a forte pressão humana e cujo denominador comum são a produção de recursos aquáticos (i.e. cultivo de bivalves, algas marinhas e peixes). Este projecto tem uma abordagem multidisciplinar, combinando ciências sociais e naturais, e foca as complexas questões de escala, inerentes à gestão integrada da zona costeira.

Para mais informação


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis

Caso não deseje receber novamente a nossa Newsletter, clique aqui.