Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 6, Agosto de 2009

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Abriu agora, no final de Julho, o grande pacote de concursos do Programa Cooperação do 7º PQ correspondente ao orçamento de 2010. Estão em jogo muitas oportunidades e verbas muito significativas, superiores a 3.200 milhões de Euros.

Embora sejam concursos autónomos em cada tema, existem sinergias importantes entre eles, pelo que os projectos a concurso exigem, cada vez mais, equipas interdisciplinares que tirem partido dos avanços tecnológicos em todos os domínios do conhecimento. Por exemplo, são poucas as áreas em que a informática e as tecnologias de informação não sejam essenciais; a interacção entre a energia e outros sectores (nanociências, transportes, ambiente, etc.) é evidente; a saúde é uma questão relevante, p. ex., nos temas agricultura e pescas, ambiente ou ciências sociais e humanas; o impacto da I&DT nos cidadãos é uma preocupação generalizada; as nanotecnologias podem oferecer soluções para os problemas mais variados; os novos materiais são chamados a contribuir em áreas tão distintas como a saúde, a aeronáutica e o espaço, ou os edifícios…

Portanto, quem quiser participar em projectos do 7º PQ não se deve limitar a procurar oportunidades no tema em que é especialista. Para ajudar todos os interessados, o GPPQ preparou uma matriz de dupla entrada (ver destaques) em que estão identificados tópicos multidisciplinares que podem ampliar o conjunto de oportunidades que o 7ºPQ oferece para os diferentes domínios.

É fundamental estar atento e conhecer bem todas as oportunidades que o 7ºPQ oferece.


Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

A sua área de trabalho intersecta vários Temas do Programa Cooperação? O GPPQ tem disponível para consulta no site, uma tabela com as várias interacções entre os Temas para 2010. Pode aceder aqui.

Esteja atento aos destaques da página do GPPQ e consulte os textos publicados das novas Calls do Capacidades, do Cooperação e do IDEIAS que abriram no final de Julho de 2009.

Em Setembro, o GPPQ retomará sessões de divulgação. Consulte o calendário aqui.

EPILEPSIAE
Evolving Platform for Improving Living Expectation of Patients Suffering from IctAl Events


Prioridade Temática: ICT
Tipo de Projecto: Collaborative project: Small or medium-scale focused research project
Duração: 3 anos (inicio a 1 de Janeiro 2008)
Orçamento: 2.919.805 Eur (Contribuição EC) 4.153.125 Eur (custo total)


img


Consórcio
: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. Coimbra, CNRS, Albert Ludwigs Universität Freiburg, Micromed, S.P.A., Universitätsklinikum Freiburg, Hospitais de Univ. Coimbra.
Coordenação: Prof. António Dourado - Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra.
Resumo do Projecto: O Epilepsiae constitui um óptimo exemplo de sinergias entre temas do 7ºPQ, neste caso entre a Saúde e as Tecnologias da Informação e Comunicação (ICT). Este projecto do 7º Programa Quadro é direccionado para doentes com epilepsia, que é a doença neurológica mais frequente, atingindo cerca de 1% da população mundial. O plano de trabalho visa desenvolver um sistema transportável pelo doente - o Brainatics - capaz de detectar que o estado neurológico está a evoluir para uma crise epiléptica e, em consequência, enviar um alarme ao doente, que poderá assim tomar medidas para a sua própria segurança e privacidade social. Para esse efeito estão a ser desenvolvidos equipamentos para a realização de EEG (Electroencefalograma) e ECG (Electrocardiograma) a partir de eléctrodos colocados na cabeça do doente.

Mais informações em Epilepsiae.eu.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis