|
|
Os 10 temas do programa Cooperação têm como objectivo a Investigação Aplicada pré-competitiva, que possa ser útil a curto ou médio prazo para a indústria europeia. Não tem cabimento a investigação fundamental, para a qual existem outros programas europeus (IDEIAS) ou nacionais (FCT). É portanto natural que a Comissão Europeia, para fixar as prioridades dos programas de trabalho, dê grande peso às consultas ao meio industrial, os "stakeholders", e que tenha promovido o agrupamento das indústrias por áreas de interesse comum - as Plataformas Tecnológicas (PT). Nestas, a indústria convive com as instituições de I&DT e, em conjunto, estabelecem a sua visão do próximo futuro e quais os temas que lhes serão mais úteis para o desenvolvimento de novos produtos.
É portanto essencial que os investigadores portugueses que queiram ter uma voz na determinação das prioridades de I&DT a nível europeu participem de forma activa nas PTs que representam os seus interesses, influenciando a agenda europeia de I&DT e, simultaneamente, estabelecendo contactos próximos com outros investigadores. As Plataformas Tecnológicas são o local previligiado para a formação dos consórcios com maior potencial ganhador no 7º PQ.
Ficar sentado no seu laboratório ou preocupado apenas com a sua empresa à espera que o tema de I&DT que lhe interessa apareça num concurso do 7ºPQ não é certamente a melhor estratégia e as probabilidades de sucesso são diminutas. E, mesmo que esse tema apareça, os melhores consórcios já estarão formados e as probabilidades de sucesso muito reduzidas.
Virgínia Corrêa |
Eduardo Maldonado |
|
|
|
Conheça as Plataformas Tecnológicas. Existe certamente uma PT onde pode encontrar os temas de I&DT em que trabalha.
Sessões de Informação do 7ºPQ em Julho (Com Delegados Nacionais e/ou presença da Comissão Europeia) - consulte os programas das sessões no site do GPPQ:
Oportunidades de financiamento sob o Tema “Alimentação, Agricultura e Pescas, e Biotecnologia” (KBBE) em 2009 - 6 de Julho (Lisboa)
FP7: Capacitar para a excelência na investigação - Potencial de Investigação das Regiões de Convergência e Ultra-Periféricas - 14 de Julho (Coimbra)
Starting Grants - Programa Ideias ERC - Call 2010 - 16 de Julho (Lisboa)
PPP - Edifícios Energeticamente Eficientes - 21 de Julho (Porto) |
|
|
|
|
FÓRUM MANUFUTURE PORTUGAL - Associação Cívica para o Progresso e Desenvolvimento da Indústria Transformadora
Contacto Fórum Manufuture Portugal: José Carlos Caldeira (Secretário Geral do Fórum Manufuture Portugal)
Participação portuguesa na Plataforma Tecnológica Europeia MANUFUTURE:
- Belmiro de Azevedo (SONAE): Chairman of the Industrial Advisory Group
- José Manuel Mendonça (INESC Porto): Implementation Support Group (ISG) - Executive Board + High Level Group (HLG)
- José Carlos Caldeira (INESC Porto): Chairman of the National/Regional Manufuture initiative Group (NRTP) + ISG + HLG
Visando dinamizar o debate a nível nacional sobre a temática da Plataforma Tecnológica Europeia MANUFUTURE e produzir contribuições para o processo em curso a nível europeu, foi criado em 2005 o Fórum MANUFUTURE Portugal, uma associação cívica, aberta à participação de todos os interessados nesta temática, que conta com cerca de 60 membros associados, oriundos de empresas, universidades, instituições de I&DT, centros tecnológicos, etc.
O Fórum tem como objectivos promover o estudo dos principais problemas e desafios da Indústria Transformadora em Portugal e na Europa, e apoiar o desenvolvimento de políticas e acções de médio e longo prazo que consubstanciem a definição de uma visão, uma estratégia e um plano de acção para o desenvolvimento sustentado da indústria nacional e europeia nos próximos 15 anos, no seguimento dos desafios da Estratégia de Lisboa e da Cimeira de Barcelona.
Actualmente, o Fórum está envolvido, a nível europeu, na operacionalização da parceria público-privada “Factories of the Future”, lançada pela CE no âmbito do seu Plano Europeu de Recuperação Económica e também, a nível nacional, na dinamização do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, uma iniciativa complementar e articulada com a agenda europeia da Plataforma MANUFUTURE.
Mais informações em Fórum MANUFUTURE Portugal.
|
|
|