Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
  Newsletter nº 1, Março de 2009

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O 3º ano de execução do 7º Programa-Quadro de I&DT inicia-se num período de conjuntura difícil para a Europa que vai pôr à prova a nossa iniciativa e capacidade para enfrentar e ultrapassar dificuldades. A meio do ano irão abrir concursos na grande maioria dos programas temáticos dos Programas Cooperação e Capacidades, incluindo na Investigação para PME. Justamente estas últimas precisam hoje mais do que nunca do apoio da investigação para enveredarem por caminhos inovadores e serem capazes de sobreviver à crise. Perspectivar desde já as possibilidades de utilizar o 7º Programa-Quadro para este fim, procurar parcerias nacionais e internacionais para o efeito, é a primeira condição para concorrer com sucesso ao Programa-Quadro.

Por seu lado, o Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT, existe para apoiar Investigadores e Empresas nas suas candidaturas, desde a fase de formação do consórcio, através das procuras de parceiros junto dos outros Estados Membros e Associados, até à apresentação da candidatura em Bruxelas, através do esclarecimento sobre as regras processuais dos projectos, condições de elegibilidade e apoio à elaboração da proposta.

Juntos poderemos fazer mais e melhor pela participação portuguesa no Programa-Quadro.

Virginia Corrêa
Eduardo Maldonado

4ª Call Tecnologias da Informação e Comunicação
(Encerramento a 01-04-2009)

7º PQ – 2º Encontro Empresas/Investigadores

Practical Guide to EU funding opportunities for Research and Innovation

EXPERTISSUES
Network of Excellence on Novel Therapeutic Strategies for Tissue Engineering of Bone and Cartilage Using Second Generation Biomimetic Scaffolds

Concurso
Prioridade Temática: NMP
Tipo de Projecto: Rede de Excelência
Duração: 5 anos (2004-2009)
Orçamento: 7,3 M €

Consórcio
20 parceiros de 13 países, dos quais 9 são estados membros da EU

Coordenação
Prof. Rui L. Reis, Universidade do Minho, Departamento de Engenharia de Polímeros (3B’s - Biomaterias, Biodegradáveis, Biomiméticos)

Resumo do Projecto
O principal objectivo desta Rede de Excelência é combater a fragmentação da investigação europeia no campo da engenharia de tecidos do osso e cartilagem e juntar os principais centros académicos e parceiros industriais num consórcio multidisciplinar para conduzir e estruturar a investigação de forma a tornar a Europa competitiva na arena internacional. A dimensão e elevada qualidade dos parceiros desta rede, a massa critica e capacidades cientificas ali reunidas, vão conduzir a uma reestruturação e redefinição da investigação europeia neste campo.

Mais informações...


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis

Caso não deseje receber novamente a nossa Newsletter, clique aqui.