Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 7, Setembro de 2009

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Estão abertos desde Julho concursos em quase todas as áreas do 7ºPQ. É de esperar que esteja em curso a formação de bons consórcios para apresentar propostas. Quanto mais cedo os consórcios estiverem formados, mais tempo haverá para preparar propostas ganhadoras que respondam precisamente ao que cada tópico especifica.

O 7ºPQ é naturalmente dirigido para entidades dos Estados Membros da UE e países associados (EFTA, Israel, etc.). No entanto, podem também participar em qualquer projecto entidades de quase todos os países do Mundo, desde que contribuam com competências especiais. Aliás, qualquer parceiro, da UE ou não, tem de ter pertinência num consórcio, sob pena de uma avaliação menos positiva que condena o projecto a não ser financiado. Em certos casos, o 7ºPQ organiza mesmo concursos em que a presença de entidades de países terceiros é obrigatória. Em 2009, há concursos direccionados para África, Brasil, China e Índia que pretendem capitalizar as competências especiais desses parceiros.

Nos outros temas do 7ºPQ há também referências à presença desejável de países terceiros em certos tópicos e oportunidades para colaboração com projectos congéneres, americanos ou japoneses.

O 7ºPQ financia também a formação de redes INCO-NETs, cada uma delas orientada para estimular a cooperação científica e tecnológica com uma dada região no mundo. Por outro lado, algumas redes ERA-NETs estão igualmente dirigidas para a colaboração de agências nacionais com outras de Países Terceiros mediante a abertura de concursos para projectos transnacionais mas apoiados com verbas nacionais.

Em Portugal, a FCT tem um papel chave nestas redes e há que explorar também mais esta oportunidade de financiamento.

O âmbito do 7ºPQ é cada vez mais Mundial e não apenas Europeu
.

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

As ERA-NETS constituem oportunidades para os investigadores portugueses participarem em projectos transnacionais. Para saber mais sobre as ERA-NETS clique aqui. No site da FCT, encontra informação genérica sobre cada uma das redes ERA-NET em que a Fundação participa e esteja atento a concursos conjuntos que possam abrir.

Concurso aberto ERA-NETS: rede IWRM. na área da Gestão dos Recursos Hídricos

Concursos abertos no 7PQ: todas as calls

EULANEST
Latin American Network for Science and Technology

Prioridade Temática: CAPACIDADES
Tipo de Projecto: ERA-NET
Duração: 4 anos (finalização prevista 2010)
Orçamento: 19.249.99€

img

Consórcio MICINN - Ministério da Ciência e Inovação (Espanha) e FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia (Portugal); MAE - Ministério dos Negócios Estrangeiros (França); MESR - Ministério do Ensino Superior e Investigação (França); IRD – Institut de Recherche pour le Developement (França); NRC – National Research Council (Noruega); BMBF – Ministério Federal da Educação e Investigação

Coordenação: Ministério da Ciencia Inovação, MICINN (Espanha) Responsável pela participação (FCT): José Bonfim.

Resumo do Projecto: A EULANEST é uma rede de tipo ERA-NET, no âmbito do programa CAPACIDADES do 7PQ que está orientada para acrescer o grau de coordenação da cooperação científica e tecnológica envolvendo países europeus e da América Latina. Procura-se, assim, ir além da cooperação bilateral entre países das duas regiões. A rede EULANEST é constituída por Ministérios ou organizações que apoiam e financiam actividades de I&D nesses países e que, ao mesmo tempo, desenvolvem actividades significativas de cooperação em C&T com a América Latina. A FCT é a entidade portuguesa participante nesta rede. Até ao presente, foi realizado um mapeamento detalhado de programas de cooperação e procedeu-se à identificação e análise das melhores práticas e estratégias de cooperação existentes entre os países de ambas as regiões. Em paralelo, tem sido desenvolvido um conjunto de outras actividades que visam estimular a dinâmica de cooperação de natureza multilateral em C&T entre as regiões em causa. Brevemente, irá abrir um concurso conjunto em áreas científicas de interesse comum, tendo em vista o apoio a projectos transnacionais no âmbito dos países envolvidos nesta rede. Tal concurso constitui um objectivo central da rede EULANEST.

Mais informações em http://www.s2lat.eu/eulanest.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis