Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 18, Agosto de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Estão abertos cerca de 60 concursos no 7PQ. Uma destas oportunidades poderá ser para si.

Dirigido a consórcios (veja como construir o seu), o programa COOPERAÇÃO oferece oportunidades de cooperação transnacional em I&DT nas áreas de: Saúde; Alimentação, Agricultura, Pescas e Biotecnologia; Tecnologias de Informação e Comunicação; Nanociências, nanotecnologias, Materiais e Novas Tecnologias de ProduçãoEnergia; Ambiente (e alterações climáticas); Transportes; Ciências Socioeconómicas e Humanidades; Espaço; Segurança.  Por vezes,  as oportunidades poderão surgir no âmbito de outro tema: consulte a tabela das sinergias entre tópicos.

O programa CAPACIDADES visa aumentar a capacidade de investigação na Europa e poderá ser útil para o desenvolvimento e internacionalização da sua PME, unidade de investigação ou cluster. Apoia também as Infraestruturas de Investigação.

O concurso Starting Grants, do Programa IDEIAS, destina-se a jovens investigadores com potencial em inicio de carreira. O Programa PESSOAS financia a mobilidade internacional com bolsas ou programas de bolsas, individuais ou institucionais (empresas e entidades dos sistema científico).

Para participar, consulte os textos das calls abertas, que deverá seguir atentamente: call fiche, work programme e guide for applicants. Tenha presentes as politicas e estratégias europeias para o sector.

Contacte o Ponto de Contacto Nacional para a sua área sempre que necessário. E não desista.

Ao longo do ano e até 2013 abrirão ainda muitos outros concursos. Sabe que pode contribuir para a inclusão de tópicos nos concursos? Saiba como. Contacte o seu NCP.


Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Vá aos infodays sobre as calls 

Participe activamente nas Plataformas Tecnológicas.

Call : FP7-KBBE-2007-1
Tipo de Projecto: Small or medium-scale focused research project (CP-FP)

ASFRISK

ASFRISK
Evaluating and controlling the risk of African swine fever in the EU

Duração: 39 meses (data de inicio: 01/04/2008
Orçamento: 4 M€ (Contribuição financeira da UE: 2.98 M€)
Consórcio: PT (coord.); SP; FR; IT; DE; UK; SE; ZA; CI; BE; CN; VN
Coordenador: Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa (PT) Prof. Carlos L. V. Martins (Coordinator)

O projecto ASFRISK visa proporcionar novas ferramentas e estratégias para o controlo da Peste Suína Africana, com o objectivo de reduzir o risco de importação e/ou propagação da doença na UE, através de 4 tarefas principais:

  • Avaliação de epidemiologia em África, dos riscos de introdução na UE e do desenvolvimento de estratégias de controlo;
  • Desenvolvimento e validação de anticorpos sensíveis e técnicas de diagnóstico baseadas nos ácidos nucleicos;
  • Caracterização de i) mecanismos imunológicos relevantes para a sobrevivência dos porcos após a infecção, ii) mecanismos de vírus de genes de "evasão" codificados para o desenvolvimento de vacinas e iii) avaliação de moléculas antivirais como métodos complementares para o controlo da doença;
  • Transferência de estratégias e ferramentas para os parceiros ICPC e outros através de workshops e da transferência de tecnologia.

O projecto reune  parceiros com conhecimentos cientificos em várias áreas, incluindo a epidemiologia e a avaliação de risco, testes de diagnóstico, biologia molecular, genética, imunologia, virologia e patologia animal.

Site do projecto: http://www.asfrisk.eu/


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis