|
|
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET), criado em 2008, pretende promover a inovação e a excelência, interligando de forma dinâmica o Ensino Superior, as instituições de I&DT e o sector industrial europeus. Para tal, vai patrocinar redes denominadas KICs (Knowledge Innovation Communities), que deverão estimular o ciclo da inovação através do cruzamento de vários instrumentos europeus para a educação, investigação e inovação, bem como de capital privado, incluindo capital de risco.
As KICs caracterizar-se-ão por uma abordagem empresarial de todo o ciclo da inovação, desde a geração de ideias até ao mercado, com especial ênfase na gestão da propriedade intelectual e na disseminação de resultados.
A 16 de Dezembro foram seleccionadas as 3 primeiras KICs: Climate-KIC (Alterações climáticas - mitigação e adaptação); InnoEnergy (energia sustentável); e ICT Labs (tecnologias de informação e comunicação do futuro). As KICs devem estar formalizadas e a funcionar em pleno em meados de 2010.
Estas KICs pretendem agora atrair parceiros de topo a nível mundial, pelo que outras empresas, universidades, institutos de investigação, PMEs e investigadores, a título individual, podem associar-se agora aos consórcios fundadores. As instituições e investigadores interessados deverão contactar directamente o coordenador das KIC o quanto antes.
Prevê-se a abertura de novo concurso para outras KICs em 2010, provavelmente nas áreas da saúde e da alimentação mas ainda é necessária aprovação do Parlamento Europeu. Esteja atento a estas novas iniciativas e comece já a fazer contactos, se quer entrar numa destas novas KICs.
Virgínia Corrêa |
Eduardo Maldonado |
|
|
|
|
|
EIT KIC-InnoEnergy
Prioridade Temática: EIT-KIC-ENERGY
Tipo de Projecto: Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs)
Duração: 15 anos (7 com financiamento europeu)
Orçamento: ca. 50-100M€/ano
Parceiros: BE; DE; FR;NL; PL; PT; SE
A InnoEnergy é uma KIC que integra a maior parte dos desafios do SET Plan (Strategic Energy Technology Plan), e foi criada a partir de laços de cooperação há muito estabelecidos entre os participantes fundadores da KIC e segundo princípios de excelência. Em conjunto, o parceiros visam organizar uma cadeia de inovação no âmbito das energias renováveis e de baixo carbono, de forma a tornar mais rápido o processo inovador e capitalizar mais eficientemente os resultados de investigação, integrando actores com as competências e a motivação necessárias para inovar e criar novas empresas, a par de novas tecnologias, novos produtos, novos processos, novos mercados e novos modelos empresariais, abrindo assim caminho para transformar o sistema energético europeu num sistema sustentável.
A Innoenergy operará através de 6 centros co-localizados (CC) - hubs regionais que se debruçarão sobre areas temáticas especificas: CC Germany – Karlsruhe (fuels); CC Alps Valleys- Grenoble (nuclear and renewables); CC Benelux – Eindhoven/Leuven (intelligent buildings and cities); CC Iberia – Barcelona (renewables); CC PolandPlus – Cracóvia (clean coal); CC Sweden – Estocolmo (smart grids, electricity storage). Portugal, através do IST, da GALP Energia e da EDP, integra o CC Iberia.
|
|
|