Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 12, Fevereiro de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (IET), criado em 2008, pretende promover a inovação e a excelência, interligando de forma dinâmica o Ensino Superior, as instituições de I&DT e o sector industrial europeus. Para tal, vai patrocinar redes denominadas KICs (Knowledge Innovation Communities), que deverão estimular o ciclo da inovação através do cruzamento de vários instrumentos europeus para a educação, investigação e inovação, bem como de capital privado, incluindo capital de risco.

As KICs caracterizar-se-ão por uma abordagem empresarial de todo o ciclo da inovação, desde a geração de ideias até ao mercado, com especial ênfase na gestão da propriedade intelectual e na disseminação de resultados.

A 16 de Dezembro foram seleccionadas as 3 primeiras KICs: Climate-KIC (Alterações climáticas - mitigação e adaptação); InnoEnergy (energia sustentável); e ICT Labs (tecnologias de informação e comunicação do futuro). As KICs devem estar formalizadas e a funcionar em pleno em meados de 2010.

Estas KICs pretendem agora atrair parceiros de topo a nível mundial, pelo que outras empresas, universidades, institutos de investigação, PMEs e investigadores, a título individual, podem associar-se agora aos consórcios fundadores. As instituições e investigadores interessados deverão contactar directamente o coordenador das KIC o quanto antes.

Prevê-se a abertura de novo concurso para outras KICs em 2010, provavelmente nas áreas da saúde e da alimentação mas ainda é necessária aprovação do Parlamento Europeu. Esteja atento a estas novas iniciativas e comece já a fazer contactos, se quer entrar numa destas novas KICs.

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Participe nas KIC já aprovadas ou prepare-se para participar nas próximas! Venha à sessão de informação sobre as KICs a 25 de Fevereiro.

Saiba mais sobre o EIT.
Aproveite as oportunidades de carreira no EIT.

Não deixe de estar sempre atento aos concursos abertos no 7PQ.

EIT KIC-InnoEnergy

Prioridade Temática: EIT-KIC-ENERGY
Tipo de Projecto: Comunidades de Inovação e Conhecimento (KICs)
Duração: 15 anos (7 com financiamento europeu)
Orçamento: ca. 50-100M€/ano

img

Parceiros: BE; DE; FR;NL; PL; PT; SE

A InnoEnergy é uma KIC que integra a maior parte dos desafios do SET Plan (Strategic Energy Technology Plan), e foi criada a partir de laços de cooperação há muito estabelecidos entre os participantes fundadores da KIC e segundo princípios de excelência. Em conjunto, o parceiros visam organizar uma cadeia de inovação no âmbito das energias renováveis e de baixo carbono, de forma a tornar mais rápido o processo inovador e capitalizar mais eficientemente os resultados de investigação, integrando actores com as competências e a motivação necessárias para inovar e criar novas empresas, a par de novas tecnologias, novos produtos, novos processos, novos mercados e novos modelos empresariais, abrindo assim caminho para transformar o sistema energético europeu num sistema sustentável.


A Innoenergy operará através de 6 centros co-localizados (CC) - hubs regionais que se debruçarão sobre areas temáticas especificas: CC Germany – Karlsruhe (fuels); CC Alps Valleys- Grenoble (nuclear and renewables); CC Benelux – Eindhoven/Leuven (intelligent buildings and cities); CC Iberia – Barcelona (renewables); CC PolandPlus – Cracóvia (clean coal); CC Sweden – Estocolmo (smart grids, electricity storage). Portugal, através do IST, da GALP Energia e da EDP, integra o CC Iberia.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis