Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 11, Janeiro de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O GMES (Global Monitoring for Environment and Security), segunda “bandeira” europeia na área do Espaço a seguir ao sistema Galileo, é um esforço conjunto da Comissão Europeia, da Agência Espacial Europeia (ESA) e dos Estados-Membros. Pretende-se desenvolver um sistema integrado de serviços de monitorização e Observação da Terra, via satélite e in situ, que capacite a Europa de meios de informação e previsão contínua sobre o estado do ambiente e das condições de segurança. Esta rede visa cobrir as necessidades dos utilizadores europeus, e constituir um sistema de apoio à decisão e à acção na gestão dos recursos naturais e de emergências.

A parceria “GMES e África”, lançada pela Presidência Portuguesa da UE em 2007 pretende estender a iniciativa GMES ao continente africano, usando as mesmas missões espaciais, sistemas in situ e outras capacidades próprias. Os parceiros institucionais europeus e africanos envolvidos, em que Portugal se insere através do GPPQ e do IICT, estão a concluir o Plano de Acção para o “GMES e Africa” que abrirá à consulta pública em Janeiro de 2010. O site do GPPQ informará então como pode contribuir com os seus comentários.

Entre os programas que implementarão esta iniciativa inclui-se o tema Espaço do 7ºPQ, As Calls deste tema intensificarão o financiamento a projectos integrados no “GMES e África” quando o Plano de Acção for adoptado na III Cimeira UE-África no final de 2010. A próxima Call, a abrir em meados de 2010, incluirá já algum financiamento para estas actividades.

Estão lançadas as bases para futuras parcerias com os PALOP nesta temática, e o GPPQ dará todo o apoio possível. Contacte-nos e participe nas próximas Calls Espaço.

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Saíram já os primeiros resultados do Instituto Europeu de Investigação (EIT)

Venha às nossas Sessões Agendadas para Janeiro (IMI e Advanced Grants do ERC)

Comece 2010 candidatando-se ao 7PQ. Veja as Calls Abertas

Call: FP7-SPACE-2009-1
Tipo de Projecto: Coordination and Support Action (supporting)

img

GARNET-E
GMES for Africa - Regional Network for Information Exchange and Training in Emergencies:
Duração: 24 meses
Orçamento: ca. 1M€
Consórcio: UK (Coord.); FR; PT; NL; BE; Moçambique, Zambia, Etiopia, Quenia, Cabo Verde
Coordenação PT: Teresa Cardoso, EDISOFT - Empresa De Servicos E Desenvolvimento De Software, SA
Resumo do projecto: O objectivo é capacitar os Estados Africanos para a utilização das Tecnologias Observação da Terra para a gestão de emergências humanitárias, naturais e causadas pelo Homem. Será desenvolvida uma rede Europa-Africa de organizações e utilizadores africanos, com vista à criação de capacidades económicas, técnicas e comerciais dos Estados africanos para o acompanhamento das linhas prioritárias identificadas na consulta à União Africana sobre a iniciativa “GMES e Africa”.

EAMNet
Europe Africa Marine Network
Duração: 36 meses
Orçamento: ca. 1M€
Consórcio: UK (Coord.);FR; PT; DK; Zambia; Tanzania, Gana, Egipto
Coordenação PT: João Ferreira, IMAR - Instituto Do Mar
Resumo do Projecto: O objectivo é desenvolver uma rede de ligação entre fornecedores de informação resultante de OT, redes de utilizadores e centros de excelência europeus e africanos, na área das observações costeiras e marinhas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em África. A rede promoverá o aumento de capacidade e manutenção das valências existentes, com base em infraestrutras e conhecimentos já existentes no continente,para promover um sistema de observação marítima de dimensão Africana (GOOS-Africa). O sistema estabelecerá uma interface entre os serviços de base GMES e produtos a jusante, projectos de I&DT e iniciativas africanas (e. g., AMESD - African Monitoring for Environment and Sustainable Development).


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis