Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 17, Julho de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Em Julho abrirão concursos em todas as áreas do 7º Programa Quadro - CAPACIDADES, COOPERAÇÃO, IDEIAS e PESSOAS - no âmbito dos novos Programas de Trabalho (WP) para 2011. Na grande maioria destes concursos, o financiamento é atribuído a consórcios cuja dimensão poderá variar conforme o tipo de acção ou instrumento.

A constituição de um consórcio e a forma como este se reflecte no projecto são determinantes para o sucesso da proposta. Um bom consórcio deverá ser ajustado ao programa e ao projecto, e deverá normalmente incluir instituições do sistema científico, empresas, investigadores, empresários e, eventualmente, entidades públicas, cuja complementaridade será entendida como excelente e ideal para a prossecução do projecto em causa.

Quer escolha ser coordenador ou parceiro numa proposta, a constituição de um consórcio adequado, com os processos negociais e administrativos associados, pode ser morosa, pelo que não há tempo a perder. Para que a submissão da proposta (online, no sistema EPSS) decorra sem sobressaltos, garanta que tem uma conta do serviço de autenticação da Comissão Europeia (ECAS); que está registado na URF (Unique Registration Facility) e que sabe, quer o número de identificação (PIC), quer a identidade e contactos do LEAR (Legal Entitity Appointed Representative) da sua instituição.

Se tem uma ideia para um projecto, comece já a preparar o seu consórcio e a discutir as ideias com os seus parceiros. Se não conhece todos os parceiros de que necessita, procure parceiros nos sites concebidos para este efeito (destaques desta newsletter). Publique também o seu perfil (para poder ser convidado) e manifeste o seu interesse junto do NCP da sua área.


Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Os concursos do 7PQ vão abrir a partir de 20/7. Esteja atento!!!

Procura de parceiros: IST; Mobilidade/Marie Curie; SSH; Saúde; Agricultura e Pescas (KBBE); Investigação em Benefício das PME – TransCoSME; NMP

Participe nos Info-Days europeus. Estabeleça contactos com parceiros e com os officers da Comissão.

img
Radiography of the PAST


Prioridade Temática: FP7-PEOPLE-IAPP-2008
Tipo de Projecto: Industry-Academia Partnerships and Pathways (IAPP)
Duração: 48 meses (inicio em 2009-04-01)
Orçamento: 800.000 Eur


img


Consórcio
: Universidade de Évora (Portugal); Universiteit Gent (Belgium); Univerza v Ljubljani (Slovenia); 7Reasons Media Agency (Austria); British School at Rome (United Kingdom); Past2Present (Netherlands); Eastern Atlas (Germany)

Coordenação: Profª. Cristina Corsi

Resumo do Projecto: O projecto Radio Past (radiografia do passado) tem como objectivo compreender e valorizar sítios arqueológicos através de abordagens integradas, não destrutivas. Propõe-se estabelecer “laboratórios abertos para investigação e experimentação” que reunam em locais piloto várias competencias como actividades técnicas e de análise, técnicas experimentais, novas técnicas de processamento de dados,  assim como actividades de formação. O projecto piloto arqueo-topológico “Cidade de Ammaia” - centrado numa cidade romana desertificada situada na Serra de São Mamede,  está ligado a vários projectos de referencia, maioritariamente em zonas urbanas romanas na Itália onde os vários parceiros têm trabalhado nos ultimos anos.

Site do projecto


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis