Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 16, Junho de 2009

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O Programa Capacidades foi criado para aumentar e optimizar o potencial de investigação existente na Europa. Este potencial está hoje concentrado nas grandes zonas urbanas, pelo que foram criados os temas “Potencial de Investigação das Regiões em Convergência e Ultra-Periféricas - RegPot” e “Regiões do Conhecimento - RoK” para promoção da coesão e do desenvolvimento regional com base na I&DT.

No tema RegPot, o objectivo é desenvolver a capacidade de investigação das regiões mais periféricas e/ou pobres da Europa, atraindo os melhores investigadores, beneficiando equipamentos, transferindo tecnologia e promovendo a integração nas redes de I&DT europeias com maior excelência, em todas as áreas do 7ºPQ.

No tema RoK, o foco é colocado na criação de fortes sinergias e complementaridades entre as entidades que desenvolvem investigação na Europa, nomeadamente, através da criação de laços fortes entre os clusters homólogos existentes nos diversos países Europeus.

Portugal tem um elevado potencial de sucesso em ambos os temas: tem 2 regiões ultra-periféricas (Açores e Madeira) e 4 (em 7) regiões em convergência (todo o país menos Lisboa e Vale do Tejo e Algarve), e uma estratégia pública de promoção de clusters com uma forte componente em I&DT, que incentiva a acção conjunta de empresas, entidades de investigação e autoridades públicas regionais.

Os próximos concursos abrem a 30 de Julho e encerram no início de Dezembro de 2010 e destinam-se, no caso do RegPot, a entidades de investigação, com mais de 10 investigadores permanentes, no caso do RoK a clusters que actuem na área dos transportes sustentáveis. Com financiamento de 100%, os projectos podem ir até 4 M€ (RegPot) e 3 M€ (RoK). São oportunidades a não perder!


Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Venha às próximas sessões de divulgação do GPPQ durante o mês de Junho, nos temas Ambiente, Energia, Espaço, Saúde, Segurança, TIC, PMEs, Infraestruturas, Ideias e Pessoas

A 30 de Julho são publicadas as Calls deste ano. Esteja atento.

Não hesite: contacte os NCP!

Textile Excellence in EU-MED Partners

Prioridade Temática: Potencial de Investigação das Regiões em Convergência e Ultra-Periféricas (RegPot – Programa Específico Capacidades)
Duração: 36 meses
Data de início: 01.12.2009
Orçamento: 860 mil euros

Consórcio: CITEVE (PT), CETTEX (TN), TVTEC (IT), NTT. (IT), ATP (PT), API (TN)

Coordenação: Helder Rosendo

Resumo do Projecto: O sector textil é um exemplo típico da necessária modernização de um sector tradicional, com base na I&DT. O projecto TEMP tem como objectivo melhorar e aprofundar a relação entre Itália, Portugal e a Tunísia, no sector da tecnologia textil e do vestuário, promovendo uma cooperação mais próxima entre organizações complementares, nas seguintes áreas:
- desenvolver o potencial humano e científico;
- trocar as boas práticas e conhecimentos;
- melhorar a capacidade cientifica e tecnológica da I&DT.

Para isto, o projecto TEMP focar-se-á nos seguintes assuntos:
- Gestão dos direitos de propriedade intelectual;
- Gestão laboratorial;
- Água, resíduos e energia.

Os principais impactos esperados no projecto TEMP são:
- melhor integração das estratégias dos sectores texitl e vestuário entre os países mediterrânicos e europeus;
- reforço do desenvolvimento socio-económico regional;
- fortalecer e aprofundar as ligações entre as instituições parceiras e outras entidades de I&DT nos países parceiros.

Haverá troca de recursos humanos entre as entidades do projecto, formação e transferência de tecnologia (acções de assistência técnica), definição de prioridades de I&DT nas regiões parceiras e de uma agenda estratégica para o período 2010-2015, e a criação de uma plataforma de interface com outros sectores industriais e instituições de I&DT.

Para mais informações: www.temp-eumed.eu


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis