Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 13, Março de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O papel das Ciências Socio-económicas e Humanidades (SSH) é importante para o crescimento, emprego e competitividade na Sociedade do Conhecimento, destacando-se no actual Plano de Recuperação Económica da Comissão Europeia, no qual são factores preponderantes o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.

No 7º PQ, a CE reforçou a importância do SSH criando um tema específico que suporte os desafios actuais e futuros da sociedade europeia face ao seu posicionamento no mundo e o reforço do papel da investigação e desenvolvimento tecnológico na economia e na sociedade.

O tema SSH é de carácter horizontal e cobre qualquer área temática do 7ºPQ. Embora haja Calls específicas do tema SSH, este também está presente em praticamente todos os temas e Calls do 7PQ, uma vez que em todos os temas se prevê a avaliação do impacto socioeconómico dos projectos financiados bem como a avaliação e monitorização dos seus próprios programas.

Se a sua área de investigação pertence ao domínio científico das SSH, não se cinja às Calls do SSH. Estabeleça parcerias com os participantes dos vários temas específicos para a medição do impacto dos seus projectos; candidate-se às Calls de apoio e suporte aos programas (CSA) para avaliação e monitorização de programas ou candidate-se às bolsas de mobilidade internacional de investigadores do programa PESSOAS e de excelência cientifica do programa IDEIAS, que também cobrem todos os temas do 7ºPQ.

Conheça nesta newsletter um projecto das SSH com coordenação nacional que espelha o potencial que Portugal pode ter em determinados tópicos e siga o exemplo: forme um equipe internacional de excelência (ou junte-se a uma sob coordenação estrangeira) e candidate-se.

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Veja como as SSH são transversais no mapa de interacção entre temas que o GPPQ preparou para si.

Candidate-se às calls abertas e às calls que vão abrir em Julho.

E venha às nossas sessões de informação. As mais próximas são sobre os temas Saúde, KBBE e Ambiente.

GEITONIES
Generating Interethnic Tolerance Neighborhood Integration in European Urban Spaces


Prioridade Temática: FP7-SSH-2007-3.3-01
Tipo de Projecto:Collaborative research projects (small or medium-scale focused projects)
Duração: 30 meses (inicio a 1 de Maio de 2008)
Orçamento: 1.846.730 Eur
_img

Consórcio: Centro de Estudos Geográficos/ Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Univ. Lisboa (PT) – Coordenador; University of Amsterdam (NL), Austrian Academy of Sciences (AT), University of Deusto (ES), University of Macedonia (GR), University of Warsaw (PL)

Coordenação: Prof. Maria Lucinda Fonseca

Resumo do Projecto
:
O projecto GEITONIES (‘bairro’ em grego) analisa a forma como as relações interétnicas ao nível do bairro, em cidades Europeias, podem influenciar a criação de uma sociedade mais tolerante, multicultural e integrada, em resposta a uma grande falta de conhecimento científico sobre como se processam, de facto, no quotidiano, as interacções culturais entre indivíduos e grupos de diferentes backgrounds étnicos.

O projecto aborda a problemática a partir de uma perspectiva relacional, à escala local, assumindo que, em cidades europeias contemporâneas multi-étnicas, os espaços de comunicação e envolvimento intercultural são vitais para promover a tolerância, coesão, participação e inclusão na sociedade. A investigação baseia-se numa análise comparativa de 6 cidades europeias (Lisboa, Roterdão, Bilbau, Viena, Varsóvia e Salónica), incluindo a aplicação de um inquérito, a uma amostra aleatória de 600 moradores (nativos e imigrantes) de 3 bairros de cada cidade, ou seja, um total de 18 bairros e 3600 inquiridos.

Para mais informações: http://geitonies.fl.ul.pt/


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis