Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 20, Outubro de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

Invariavelmente, nas sessões de divulgação e nos contactos que o GPPQ estabelece para informar sobre oportunidades para obter financiamentos no 7ºPQ, transparece a ideia, ou o receio, que o “7ºPQ é só para alguns e é uma meta inatingível”. Sem negar que o 7ºPQ é um programa de excelência e que são necessárias uma excelente equipe e ideias de ID&D que vão ao encontro dos termos de referência precisos de cada concurso, queremos mostrar este mês que participar no 7ºPQ é mesmo possível.

Em vez de descrever um projecto de sucesso na participação portuguesa, apresentamos, à direita deste editorial, um sumário dos resultados obtidos pelas equipes portuguesas que participaram no 7ºPQ nos anos de 2007-2009 - os 3 primeiros do 7ºPQ. Pode verificar-se que houve 605 projectos aprovados com participação nacional, envolvendo 792 equipes, dos quais 115 com coordenação nacional. O montante contratado nestes 3 anos foi de 175 M€, cerca de 60 M€/ano, ou 1,2% de todo o 7ºPQ. Se nos concentrarmos apenas nos Programas que exigem candidaturas em consórcio (Programas Capacidades e Cooperação), houve 501 projectos aprovados e 51 coordenações nacionais. Dados preliminares de 2010 confirmam um panorama muito semelhante.

Um outro dado muito interessante é a taxa de sucesso das propostas apresentadas: enquanto que, em todo o 7ºPQ, a taxa média de aprovação é de 15,9%, a taxa correspondente para as candidaturas nacionais é de 17,6%.

É indubitável que a participação nacional no 7ºPQ é muito significativa e importante para o financiamento das instituições ID&D nacional. O 7ºPQ não é um nicho para apenas alguns casos isolados e também haverá certamente uma oportunidade para si. Não deixe de a aproveitar.

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Abriram novos concursos no 7ºPQ!

O 7º Concurso da Iniciativa Tecnológica Conjunta Clean Sky

O Concurso para projectos de Mobilidade Urbana CIVITAS Plus II

A Nova edição da Noite de Investigadores

E há muitos outros concursos abertos à sua espera!

Contacte-nos! E vá aos Infodays!

img


Se quizer dados mais detalhados, por Programa e Tema, clique aqui.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis