Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 19, Setembro de 2010

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O acesso a infraestruturas de investigação excelentes é essencial para o avanço científico e tecnológico. O tema Infraestruturas de Investigação do 7º PQ tem por objectivo optimizar a capacidade instalada na UE, promovendo a utilização partilhada de infraestruturas já existentes, criando complementaridade entre equipas e instituições a nível europeu, maximizando o potencial já existente e beneficiando a infraestrutura quando necessário.

Os concursos para integração de infraestruturas físicas contemplam projectos em Ciências Sociais e Humanidades; Ciências da Vida; Ciências do Ambiente e da Terra; Energia; Materiais; Física e Astronomia. Os concursos para integração de infraestruturas digitais são abertos a qualquer área científica.

Para propor uma nova Infraestrutura, integre ou organize um consórcio de excelência internacional comprovada. Certifique-se sempre que está a responder ao solicitado no concurso e que todos os membros do consórcio são os mais indicados. Consulte sempre o NCP responsável por este tema! Se já existe uma Infraestrutura numa área que lhe interessa, contacte-a e verifique quais as condições de acesso e o que ela lhe pode oferecer.

A participação numa Infraestrutura de Investigação Europeia garante uma inserção internacional significativa e sustentável. São projectos que permitem construir colaborações transnacionais efectivas e duradouras, criando interoperabilidade real entre instituições e condições de acolhimento de novos investigadores, e providenciando serviços de elevado valor acrescentado para o desenvolvimento científico.

Não perca estas oportunidades!

Virgínia Corrêa | Eduardo Maldonado

Estão abertas até 15 de Setembro as candidaturas para estágios de investigação com recurso a High Performance Computing em todas as áreas, mais informações aqui.

Esteja atento às Calls abertas no 7ºPQ e participe! Pergunte-nos como.

Em Setembro, vá aos Infodays Europeus dos vários temas, que são boas oportunidades para estabelecer parcerias e identificar/contactar os líderes das propostas em formação.

INFRAVEC

Research capacity for the implementation of genetic control of mosquitoes


_img


Prioridade Temática: FP7-INFRA-2008-1

Tipo de Projecto
: I3 – Integrating Activity

Duração
: 30 meses (inicio a 1 de Maio de 2008)

Orçamento
:11,17 M€ (contribuição financeira da UE: 8,49 M€)

Consórcio: PT, UK (Coord.), GR, IT, FR, NE, SE, DE e Camarões, Uganda, Quénia, Senegal e Burkina Faso.

Coordenação PT: Dr. João Pedro Pinto (Instituto de Higiene e Medicina Tropical)

Resumo do Projecto
:
O projecto INFRAVEC visa integrar a capacidade, conhecimento e infraestruturas existentes em cada uma das instituições participantes numa nova Infraestrutura pan-Europeia acessível a todos os investigadores na área da implementação do controlo genético de mosquitos. A Infraestrutura envolve instituições de países Europeus e Africanos e promove actividades de networking, acesso de investigadores aos laboratórios da rede para fins específicos e projectos de investigação conjunta, com o objectivo de fortalecer a excelência científica na Europa.

Os esforços do projecto estão focados em duas espécies distintas: o mosquito da malária, An. gambiae e Ae. Albopictus, e vectores de várias doenças virais, incluindo a febre Dengue e Chikungunya, que se estão rapidamente a espalhar pela Europa. Os esforços do projecto visam o desenvolvimento e validação de novas medidas de controle efectivas e sustentáveis que ultrapassem as limitações das actuais, baseadas em insecticidas.

Site do projecto: http://www.infravec.eu/


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis