|
|
O FP8, que começará em 2014, já está a ser preparado. As forças vivas europeias movimentam-se estão já a defender os seus interesses.
No livro verde para um quadro estratégico comum de Financiamento da Investigação e Inovação da EU (CSFRI), a Comissão propõe um programa que abrange as valências do FP7, do CIP e do EIT num conjunto de instrumentos de financiamento mais coerente que cubra todo o ciclo de inovação e apoia também a inovação não tecnológica como o design e o marketing.
O CSFRI, na linha duma das iniciativas emblemáticas da Estratégia 2020, a União da Inovação, combina três aspectos: proporcionar à Europa uma base científica mundialmente competitiva respondendo a grandes desafios como as mudanças climáticas, a sustentabilidade, a segurança energética e alimentar, e preparar um envelhecimento saudável da população; Tornar o financiamento europeu mais atractivo, flexível e acessível aos participantes, facilitando o acesso das PME; Simplificar a gestão financeira. Prevê-se a continuação do ERC e das Acções Marie Curie, a introdução de pequenos projectos colaborativos com oportunidades bottom up e novas iniciativas de programação conjunta (JPI) que respondam aos Grand Challenges.
No processo, serão ouvidos os grupos de reflexão, os stakeholders e há também espaço para a sua opinião. Participe activamente, faça chegar as suas opiniões intervindo na consulta pública do CSFRI, aberta até 20 de Maio. Pressione a sua instituição a responder a esta consulta pública. Não espere que decidam por si o futuro da investigação na Europa. É a sua oportunidade para influenciar o seu próprio futuro.
Eduardo Maldonado
|
|
|
|
|
|
ENPROVE
Energy consumption prediction with building usage measurements for software-based decision support
Consórcio: PT (coord.) PL, DE, FR, EI
Coordenação PT: Uninova, Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Portugal. Contacto: Rui Neves Silva
Duração: Fevereiro 2010 – Janeiro 2013
Custo total: 3 613 097€
Financiamento UE: 2 499420€
Resumo do Projecto: O objectivo do projecto EnPROVE é desenvolver um modelo de software que permita prever o consumo de energia de um edifício específico. A hipótese chave do EnPROVE é a de que é possível, a partir de uma recolha adequada de dados sobre o desempenho de uma estrutura, do ponto de vista da eficiência energética, construir modelos muito específicos de consumo de energia, relevantes para prever diferentes cenários. As ferramentas de software do projecto avaliarão o impacto de tecnologias alternativas para as quais os investimentos em eficiência energética podem ser canalizados apoiando, assim, o decisor, na escolha da solução mais adequada. As soluções serão à medida do tipo de utilização e eficiência energética do próprio edifício.
Website: http://www.enprove.eu/ |
|
|