|
|
A diminuição do impacto ambiental do transporte aéreo é uma prioridade europeia. A Iniciativa Tecnológica Conjunta (JTI) Clean Sky integra novas tecnologias verdes na aviação (aviões de grande e pequeno porte, helicópteros e motores) e apoia a indústria europeia do sector. Cada tecnologia desenvolvida é sujeita a uma avaliação de desempenho ambiental por uma unidade dedicada (Avaliador Tecnológico).
Qualquer entidade pode participar na Clean Sky. Há oportunidades para novos sistemas, estruturas e tecnologias pré-comerciais. Os concursos não seguem as regras do 7º PQ, pelo que não são necessários consórcios. Contudo, consórcios de 3 ou 4 entidades têm sido os mais bem sucedidos. A taxa de sucesso de Portugal nestes concursos tem sido elevada, pois temos excelentes competências e custos competitivos.
Há um forte interesse na participação das PME, que ficam com a propriedade intelectual dos resultados, estabelecem contactos e podem passar a integrar a value chain dos grandes construtores europeus. Não sendo obrigatória, a participação na Plataforma Tecnológica ACARE pode oferecer vantagens. Os actuais membros representam 86 organizações de 16 países, incluindo indústria, centros de investigação e universidades.
O 8º Concurso Clean Sky abre dia 8 de Fevereiro e haverá mais dois concursos em 2011. Esteja atento.
Há outras oportunidades no domínio da Aeronáutica no tema Transportes do 7ºPQ, e sinergias noutros temas, como ICT ou Segurança, onde se pretende o envolvimento de grandes players nacionais como, p. ex., a ANA (ver caso de sucesso à direita), para actividades de demonstração.
Eduardo Maldonado
|
|
|
|
|
|
LOCON
Platform for an Inter-Working of Embedded Localisation and Communication Systems
Prioridade Temática: FP7-ICT
Tipo de Projecto: Collaborative Project: Small or Medium-scale, Focused Research Project (CP-FP)
Duração: 30 meses (inicio a 1 de Junho de 2008) Apresentação
Pública final do projecto em 9 de Fevereiro de 2011, no Aeroporto de Faro
Orçamento: 3,9 M€ (contribuição financeira da UE: 2.8M€)
Consórcio: DE (cooord.); (PT); (BE); (DE); (FR); (IR);
Participantes PT: ANA - Aeroportos de Portugal, SA (contacto, Eng. Isabel Oliveira); INOV - INESC Inovação, SA (contacto, Prof Augusto Casaca)
Resumo do Projecto:
O projecto LocOn visa desenvolver uma nova plataforma de controlo de infrastruturas de larga escala mais eficiente, segura, robusta e flexível. O projecto responderá às necessidades muito complexas deste tipo de estruturas quanto a controlo e segurança e que implicam um conceito aplicável a diferentes ambientes (exterior, interior, com poeira, falta de visibilidade, estruturas metálicas em grande quantidade) em que as tecnologias normalmente utilizadas para localização e comunicação são heterogéneas e não operáveis entre si (GPS/EGNOS; WLAN, RTLS; GSM/CDMA). A vantagem da Plataforma será demonstrada no aeroporto de Faro, sendo o conceito de grande atractabilidade para outras infrastruturas de grande dimensão, como estádios de futebol, estações de comboio, centros comerciais, etc.
Tanto a ANA como a INOV-INESC estão envolvidos noutros projectos do 7PQ. Veja outros exemplos: CRISIS, AAS, IdetecT4ALL.
Site do projecto: http://www.locon.org
|
|
|