Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 24, Fevereiro de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. 5 de Outubro, 85, 7º
1050-050 Lisboa
Tel.: (351) – 21 782 83 57
Fax.: (351) – 21 797 16 89
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

A diminuição do impacto ambiental do transporte aéreo é uma prioridade europeia. A Iniciativa Tecnológica Conjunta (JTI) Clean Sky integra novas tecnologias verdes na aviação (aviões de grande e pequeno porte, helicópteros e motores) e apoia a indústria europeia do sector. Cada tecnologia desenvolvida é sujeita a uma avaliação de desempenho ambiental por uma unidade dedicada (Avaliador Tecnológico).

Qualquer entidade pode participar na Clean Sky. Há oportunidades para novos sistemas, estruturas e tecnologias pré-comerciais. Os concursos não seguem as regras do 7º PQ, pelo que não são necessários consórcios. Contudo, consórcios de 3 ou 4 entidades têm sido os mais bem sucedidos. A taxa de sucesso de Portugal nestes concursos tem sido elevada, pois temos excelentes competências e custos competitivos.

Há um forte interesse na participação das PME, que ficam com a propriedade intelectual dos resultados, estabelecem contactos e podem passar a integrar a value chain dos grandes construtores europeus. Não sendo obrigatória, a participação na Plataforma Tecnológica ACARE pode oferecer vantagens. Os actuais membros representam 86 organizações de 16 países, incluindo indústria, centros de investigação e universidades.

O 8º Concurso Clean Sky abre dia 8 de Fevereiro e haverá mais dois concursos em 2011. Esteja atento.

Há outras oportunidades no domínio da Aeronáutica no tema Transportes do 7ºPQ, e sinergias noutros temas, como ICT ou Segurança, onde se pretende o envolvimento de grandes players nacionais como, p. ex., a ANA (ver caso de sucesso à direita), para actividades de demonstração.

Eduardo Maldonado

AERONAUTICA

Cleansky: Infoday dia 1 de Fevereiro em Toulouse. Infoday em Portugal dia 8 de Fevereiro.

Participe nos Aerodays, de 30 de Março a 1 de Abril, Madrid.


7º PQ

Veja os concursos abertos e participe nas sessões de preparação de propostas do 7ºPQ para os próximos concursos.

LOCON
Platform for an Inter-Working of Embedded Localisation and Communication Systems


Prioridade Temática
: FP7-ICT

Tipo de Projecto: Collaborative Project: Small or Medium-scale, Focused Research Project (CP-FP)

Duração
: 30 meses (inicio a 1 de Junho de 2008) Apresentação
Pública final do projecto em 9 de Fevereiro de 2011, no Aeroporto de Faro

Orçamento
: 3,9 M€ (contribuição financeira da UE: 2.8M€)

Consórcio
: DE (cooord.); (PT); (BE); (DE); (FR); (IR);

Participantes PT
: ANA - Aeroportos de Portugal, SA (contacto, Eng. Isabel Oliveira); INOV - INESC Inovação, SA (contacto, Prof Augusto Casaca)

Resumo do Projecto:
O projecto LocOn visa desenvolver uma nova plataforma de controlo de infrastruturas de larga escala mais eficiente, segura, robusta e flexível. O projecto responderá às necessidades muito complexas deste tipo de estruturas quanto a controlo e segurança e que implicam um conceito aplicável a diferentes ambientes (exterior, interior, com poeira, falta de visibilidade, estruturas metálicas em grande quantidade) em que as tecnologias normalmente utilizadas para localização e comunicação são heterogéneas e não operáveis entre si (GPS/EGNOS; WLAN, RTLS; GSM/CDMA). A vantagem da Plataforma será demonstrada no aeroporto de Faro, sendo o conceito de grande atractabilidade para outras infrastruturas de grande dimensão, como estádios de futebol, estações de comboio, centros comerciais, etc.

Tanto a ANA como a INOV-INESC estão envolvidos noutros projectos do 7PQ. Veja outros exemplos: CRISIS, AAS, IdetecT4ALL.


Site do projecto: http://www.locon.org


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis