Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 28, Junho de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40
Fax.: (351) 21 391 76 50
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O tema Ambiente representa 6% do orçamento do Programa Cooperação. A investigação é multifacetada e interdisciplinar, o que traz muitos desafios e oferece uma ampla margem para inovação. No 7ºPQ, o desenvolvimento sustentável é abordado de uma forma sistemática, integrando as preocupações ambientais, económicas e sociais.

Entre 2007 e 2010, foram financiados neste tema 47 projectos com participação de instituições nacionais, com um orçamento global de cerca de 12 M€. Os desastres naturais e a conservação e gestão sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade (incluindo a gestão do ambiente marinho) são as áreas de investigação com maior número de projectos portugueses aprovados.

A próxima Call abre a 20 de Julho de 2011 e cobre 5 desafios chave: combater as alterações climáticas; gestão sustentável do meio terrestre e dos oceanos; uso eficiente dos recursos; proteger os cidadãos dos desastres ambientais; potenciar o uso do conhecimento ao nível das políticas, indústria e sociedade.

As instituições nacionais podem obter financiamento em áreas como estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas e apoio das políticas Europeias na área do Ambiente. A participação de PMEs é potenciada principalmente no desenvolvimento de produtos e serviços que possam criar valor de mercado, nomeadamente no desenvolvimento de sistemas de monitorização e avaliação dos ecossistemas e de observação e alerta, tecnologias limpas, etc.

A preparação de propostas bem sucedidas ao 7ºPQ exige sempre muita antecedência. Contacte as NCPs do tema, e comece já a preparar a sua proposta.

Eduardo Maldonado

Prepare uma proposta para os concursos que abrem a 20 de Julho!

Participe nas sessões de informação do GPPQ e Fale com os NCP da área.

InfoDay "The Ocean of Tomorrow 2012", 16 de Junho, Bruxelas
InfoDay Concurso Ambiente 2012, 17 de Junho, Bruxelas
InfoDay and Brokerage Event Concurso KBBE 2012, 15 de Julho, Bruxelas

Participe na conferência de lançamento da iniciativa Smart Cities.
Mais informações aqui.

CIRCLE-2
Climate Impact Research & Response Coordination for a Larger Europe

secur-ed

Tipo de Projecto: Coordination and Support Action
Orçamento: 2 M€
Duração: 48 meses (início a 1 de Maio de 2010)
Coordenação: Tiago Capela Lourenço (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - FCUL), Portugal
Consórcio: PT (FCUL e FCT); AT; IT; FR; SP; SE; NL; FI; IE; DE; GR; HR; TR; EE; IR; BG; UK

secur-ed

O CIRCLE-2 é uma Rede Europeia (ERAnet) de 34 instituições de 23 países que se comprometeram a financiar a investigação e a partilha de conhecimentos sobre a adaptação às alterações climáticas (AC) e a promover a cooperação a longo prazo entre os programas nacionais e regionais nessa temática. O projecto CIRCLE-2 tem como principais objectivos estabelecer uma agenda de investigação comum e actividades de programação conjunta; financiar a investigação através do lançamento de Calls transnacionais; promover a disseminação do conhecimento na área da adaptação às AC, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma base de conhecimento europeu nesta área. A promoção da utilização dos resultados científicos no apoio às políticas Europeias é um dos pilares deste projecto e que vai de encontro às necessidades da UE. Fique atento ao site do projecto!

Site do projecto: CIRCLE-2


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis