Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 27, Maio de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40
Fax.: (351) 21 391 76 50
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

As PME europeias enfrentam, para além da crise generalizada, uma necessidade crescente de maior competitividade. A chave está no aumento da capacidade inovadora do sector através do fortalecimento da ligação ao sistema de inovação.

Face à reduzida capacidade própria de investigação das PME, a UE criou Incentivos à Participação das PME no Programa Quadro para que os empresários possam aumentar a sua competitividade através do usufruto de resultados de actividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação específicas para a sua empresa, executados por entidade(s) de ID escolhida(s) pela PME, e que sejam essenciais para a criação de novos produtos ou serviços. Os projectos podem ser apresentados em qualquer domínio da Ciência e Tecnologia, desde que o tema seja relevante para as PME envolvidas, tenham forte impacto económico, e se foquem no desenvolvimento de soluções para problemas específicos identificados pelas empresas envolvidas.

Se acha que a sua PME pode beneficiar deste instrumento, prepare um projecto para o próximo concurso que abrirá em Julho deste ano. Se é investigador e tem ideias úteis para uma empresa, contacte-a. Os projectos têm de ser liderados pelas empresas e é imprescindível a inclusão de um plano de negócios bem como um plano de exploração dos resultados realçando o impacto económico e de que forma estes respondem às necessidades de cada empresa.

Este instrumento é um dos mais concorridos de todos os Programas-Quadro (PQ) pelo que é importante começar desde já a preparar a sua proposta para que possa ser bem sucedida. Identifique e contacte já os potenciais parceiros, reúna o seu consórcio e conte com a NCP do Tema.

Eduardo Maldonado

7PQ - Saiba mais sobre os incentivos às PME. Participe nas sessões do GPPQ de divulgação dos concursos de Julho, nomeadamente nas dedicadas às PME a 4 de Maio, no Porto e a 5 de Maio, em Lisboa

8PQ - Informe-se já e dê a sua opinião sobre o 8ºPrograma Quadro. Participe na consulta Pública até 20 de Maio! E pode ainda dar um nome ao 8ºPQ. Porque não?

Instituto Europeu de Inovação e tecnologia (EIT) – Está aberta uma consulta pública sobre as próximas Comunidades de Inovação e Conhecimento (KIC) a serem apoiadas pelo EIT até 30 de Junho.Intervenha!

ESPAÇO - Participe no Simpósio FP7 Space and GMES Initial Operations: Opportunities and Networking 2011-2013, nos dias 26 e 27 de Maio no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

AGROBIOFILM
Development of enhanced biodegradable mulch films for agricultural use


Colocação do agrobiofilm

Consórcio: PMEs – SILVEX (coord.) e Hortofrutícolas Campelos, PT; BIOBAG International, NO; ICSE e Olivier Mandeville (FR) e; Explotaciones Agrárias Garrido Mora (ES). I&D subcontratados - Instituto Superior de Agronomia (PT), Centro Tecnológico de la Agroindustria (ES), Université Montpellier 2 (FR) e Faculty of Agricultural Sciences, Aarhus University (DK).

Duração: 2 anos, de 01 de Abril de 2010 a 31 de Março de 2012

Custo total: 1.366.470,00€

Financiamento UE: 1.011.652,00€

Resumo do Projecto:
o projecto AGROBIOFILM pretende superar as barreiras técnicas que ainda impedem os plásticos biodegradáveis de se tornarem um substituto viável aos mulch film em polietileno. Isso implica a optimização da formulação biodegradável, em função da cultura (e.g., duração do ciclo e porte) e das condições edafo-climáticas da região. O agrobiofilm pretende contribuir para o aumento da competitividade dos agricultores e para a sustentabilidade das boas práticas agrícolas, num sector que enfrenta elevada pressão da concorrência externa e crescentes desafios ambientais, estando a ser testado em melão, pimento, morango e, ainda na vinha. No final do primeiro ano de ensaios, não se observaram diferenças significativas no rendimento e nos diversos parâmetros qualitativos estudados no melão e pimento. Na vinha, as videiras plantadas em agrobiofilm, apresentaram o triplo da expressão vegetativa daquelas em solo nú. No final do ciclo, o agrobiofilm pode ser incorporado no solo, juntamente com os restos da cultura.

Site do projecto: www.agrobiofilm.eu


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis