Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 25, Março de 2011

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) - 21 391 76 40
Fax.: (351) - 21 391 76 50
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

O tema ‘Alimentação, agricultura e pescas, e biotecnologia’ (KBBE) do Programa Cooperação do 7º PQ apoia a I&DT nas áreas da produção e gestão sustentável de recursos biológicos, integridade e controlo da cadeia alimentar e biotecnologia para processos e produtos não alimentares, para responder aos desafios da sociedade actual realçados na Estratégia Europa 2020 e para construir uma bio-economia europeia baseada no conhecimento.

A participação nacional neste tema tem-se mantido constante (± 60 propostas/concurso) mas com percentagens crescentes de retorno financeiro ao longo dos anos, tendência que importa manter. Das 256 propostas com participação nacional submetidas (2007-2010), 42 foram seleccionadas para financiamento, incluindo 4 coordenações nacionais, uma das quais se destaca à direita.

O Tema KBBE abrange muitas áreas que podem ser do seu interesse e instrumentos que cobrem também a cooperação internacional com países terceiros como a Índia, a China ou África em geral. Quer seja PME ou unidade de investigação, este tema pode ser para si se investiga em tópicos ligados a sistemas de produção, processamento, qualidade e segurança alimentar; produção e bem-estar animal; nutrição; novas fontes de biomassa e produtos; Biotecnologia marinha; Biotecnologia industrial; Biorefinarias; Biotecnologias ambientais e Tendências emergentes em biotecnologia.

Contacte as NCPs do tema, veja se a sua ideia se enquadra. Comece já a preparar o seu consórcio e a proposta para o concurso que abrirá em Julho. A preparação de propostas bem sucedidas ao 7ºPQ exige sempre muita antecedência.


Eduardo Maldonado

Inicie a proposta para o concurso de Julho. Contacte agora o NCP da área.

Participe nas sessões do GPPQ – torne a sua proposta mais competitiva

Dê a sua opinião na Consulta Pública – questões para a Investigação futura da união Europeia e Programas de Financiamento à Inovação.

SPECIAL
Sponge Enzymes and Cells for Innovative AppLications


Prioridade Temática: FP7-KBBE.2010.3.2-01
Tipo de Projecto: Small or medium-scale focused research project (CP-FP)
Duração
: 36 meses (início a 1 de Dezembro de 2010)
Orçamento
: 3,87 M€ (contribuição financeira da UE: 2,99 M€)
Consórcio
: PT (UMinho e UAçores), CN, DE, IL, IT, NL, SE
Coordenação
: Prof. Rui L. Reis (Grupo de Investigação 3B’s, Universidade do Minho)

Resumo do Projecto:
Respondendo a objectivos-chave definidos pela Estratégia Europeia para a Investigação Marinha e Marítima, o projecto SPECIAL pretende demonstrar as enormes potencialidades das esponjas marinhas, através de uma estratégia biotecnológica para a identificação e produção de compostos com relevância para a saúde humana. O projecto irá focar-se, por um lado, no estudo de metabolitos celulares com potencial anti-cancerígeno a partir de várias espécies de esponjas. Paralelamente, irá debruçar-se sobre o desenvolvimento de novas aplicações biomédicas/industriais de colagénio e biosilica, pretendendo tirar partido das propriedades físico-químicas únicas destes materiais extra-celulares das esponjas.

Para desenvolver este trabalho, foi reunido um consórcio internacional de instituições de investigação de excelência cobrindo várias disciplinas relacionadas com a biotecnologia marinha e com a área biomédica e PME activas na cultura de esponjas, desenvolvimento de medicamentos e nanobiotecnologia, incluindo uma instituição Chinesa, o National Research Center for Geonanalysis.


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis