Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 38, Abril de 2012

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40
Fax.: (351) 21 391 76 50
gppq@gppq.mctes.pt

7pq

“Agora, ou nunca” é a frase que melhor descreve a possibilidade que os investigadores, as instituições de ID e as empresas têm para intervir no conteúdo dos instrumentos de financiamento que constituirão os pilares já bem definidos do próximo Programa Quadro Comunitário, o Horizonte 2020 (H2020).

A Comissão Europeia já disponibilizou a proposta do H2020 que vai reger o financiamento da investigação e da inovação na sua empresa, no seu centro de ID, ou da SUA carreira científica até 2020.

Faltam ainda cerca de 640 dias para o início do H2020. Contudo, é agora que tudo se decide e a sua intervenção só será eficaz se fizer chegar os seus contributos e opiniões ao local certo até ao inicio de Abril. Depois será tarde demais para introduzir alterações significativas.

As ideias disruptivas fundamentais que segue na sua linha de investigação, o trabalho de vários anos do seu grupo ou centro, caberão na exigência do pilar excelence science? Reparou se os produtos que planeia patentear ou as ideias que pretende desenvolver são pertinentes no pilar das indústrias competitivas, industrial leadership ou nos grand societal challenges? Sabe que o património não é referido em nenhum deles? E ainda que, neste último pilar, a segurança e as ciencias sociais e humanidades estão juntas num único desafio? A relação do H2020 com os Fundos Estruturais parece-lhe clara? Os modelos de custos serão os que lhe convêm? ? A SUA área de trabalho cabe no H2020?

Consulte os documentos disponíveis (veja abaixo os destaques) que o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu estão AGORA a discutir com a Comissão. Abril é o mês crucial. Faça já os seus os seus comentários e sugestões. O GPPQ reencaminhará o seu contributo.

Eduardo Maldonado

Proposta de:
- Estrutura e conteúdos do Horizonte 2020
- Regras de participação no Horizonte 2020
- Agenda estratégica para o Intituto Europeu de Investigação (EIT)

Faça chegar pessoalmente os seus comentários à deputada europeia Graça Carvalho, relatora do Horizonte 2020, nas suas audições previstas para 16 de Abril em Lisboa e 11 de Maio no Porto (programa a anunciar oportunamente)


Para mais informações por ano e tema clique aqui



Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis