|
|
No dia 10 de Julho publica-se a maior parte dos últimos concursos do 7ºPQ nos programas, CAPACIDADES, COOPERAÇÃO, IDEIAS e PESSOAS. O orçamento de 2013 é o maior de sempre do 7ºPQ (ca. de 8.000 M€) e haverá muitas oportunidades, que não deve descurar, para coordenar ou participar num projeto europeu.
Vão surgir novos instrumentos, como os R2I (Research to Innovation) do Programa INCO, ou os CoG (Consolidator Grants) no ERC e mantêm-se medidas piloto que fazem ponte para o que se espera dos três pilares do H2020, e.g. mutual learningactivities no SiS, Synergy no ERC, European Industrial Doctorates no PESSOAS.
Os temas do Cooperação farão já a ponte para as prioridades do H2020, o que leva a que desapareçam alguns programas (p. ex., algumas medidas de capacitação, que transitam para os Fundos Estruturais em 2014-2020). Deverá portanto ter em conta as políticas delineadas para o H2020 ao preparar, o quanto antes, os seus consórcios (redes internacionais). É altamente recomendável participar nos infodays organizados pela Comissão ou, caso tal seja impossível, pode oferecer as suas competências numa manifestação de interesse que o GPPQ divulgará a nível europeu. Analise cuidadosamente os textos precisos dos concursos, que podem não coincidir com os Orientation papers divulgados.
Não perca esta oportunidade de assegurar fundos europeus para 2013 e 2014, pois, com a transição para o H2020, só haverá novos contratos europeus no fim de 2014. Participe nas sessões de informação organizadas pelo GPPQ, contacte-nos directamente e reúna com os NCP da área. Actue. Já! Esperamos por si.
Eduardo Maldonado
|
|
|
|
Infodays em Bruxelas:
Networking of Incubators for Social Innovation - 2 de Julho de 2012, Bruxelas (detalhes e inscrições)
Energia - 4 de Julho de 2012, Bruxelas (agenda e inscrições)
Energy efficient Buildings, Green Cars e Factories of the Future - 9 e 10 de Julho de 2012, Bruxelas (agenda e inscrições)
Ciências Socioeconómicas e Humanidades - 9 a 11 de Julho, Dublin (agenda e inscrições)
KBBE - 16 de Julho de 2012, Bruxelas (agenda e inscrições)
Transportes - 18 e 19 de Julho de 2012, Bruxelas (agenda e inscrições)
Lançamento dos concursos 2013 do FP7 - 9 de Julho, manhã, no Centro Jean Monet em Lisboa (procure informação nos destaques do GPPQ a partir de 3 de Julho)
Participe nas
Sessões GPPQ
|
|
|
|
|
IB2
Industrial Biological Biomaterials Doctorate
Concurso: Marie Curie ITN-EID
Tipo de Projecto: European Industrial Doctorates
Duração: 4 anos
Orçamento solicitado: ca. 800.000€
Consórcio: INEB, PT (Coordenador); Grifols, SP (Parceiro);
(Parceiros Associados: IBEC, SP; IPATIMUP, PT; UP, PT)
Coordenação: Mário Barbosa, INEB - Instituto de Engenharia Biomédica
Resumo:
O IB2 é um programa de doutoramento de elite, concebido para formar candidatos ao mais elevado nível académico em combinação com competências em empreendedorismo, transferência de tecnologia e desenvolvimento de negócios, sendo parte da formação em ambiente industrial. O principal objectivo científico é estabelecer culturas de células estaminais humanas na ausência de suplementos de origem animal não humana (xeno-free).
A aplicação clínica de células humanas tem várias limitações, que se devem em parte ao facto de serem por norma cultivadas em meio contendo soro bovino, acarretando um elevado risco de provocar reacções imunogénicas ou de transmitir doenças. Deste modo, o IB2 terá um impacto profundo a nível clínico na transplantação de células estaminais humanas. O INEB é um instituto de engenharia biomédica reconhecido a nível europeu, especializado no desenvolvimento de biomateriais inovadores e de terapias celulares. O parceiro industrial, a Grifols, é uma companhia multinacional na área da saúde. A parceria é complementada pela contribuição no programa de formação das valências multidisciplinares do IBEC, IPATIMUP e Universidade do Porto. O objectivo do programa é formar doutorados com uma mentalidade empreendedora, integrados num ambiente de investigação multidisciplinar, em cooperação inter-institucional e internacional, proporcionando-lhes um desenvolvimento de carreira através da introdução de uma dimensão e competências tecnológicas/empresariais.
Site do INEB |
|
|