Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 40, Junho de 2012

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

GPPQ na Europa

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) - 21 391 76 40
Fax.: (351) - 21 391 76 50
gppq@fct.pt

7pq

Apesar dos avanços da ciência, o leitor não pode ainda prever o futuro. Mas, este ano, pode conhecer formalmente, com antecedência, informação importante para a preparação das suas futuras propostas a instrumentos de financiamento do 7º Programa -Quadro. A Comissão Europeia (COM), correspondendo a muitos pedidos para disponibilizar aos interessados a estrutura dos programas de trabalho antes da abertura oficial dos concursos, no próximo mês de Julho, já publicou no Participant portal, sob a forma de Orientation Papers, versões draft da maioria dos vários programas temáticos do 7ºPQ.

Os Orientation Papers são documentos de trabalho e o seu conteúdo não é vinculativo na medida em que podem ainda sofrer pequenas alterações até decisão final da Comissão, mas a probabilidade de alterações é muito pequena. Apesar da ausência dos orçamentos e das datas de encerramento, estes documentos permitem desde já a formação atempada de consórcios e um maior amadurecimento de projetos, aumentando assim a probabilidade de sucesso.

Portanto, se a sua investigação pertence às áreas de  SaúdeAlimentação, Agricultura e Pescas (KBBE),  Nanociências, nanotecnologias, materiais e novas tecnologias de produção  (NMP); Ambiente (incluindo alterações climáticas); Energia; Espaço, Segurança, Oceanos do Futuro (KBBE, NMP, Ambiente, Transportes e Energia); Acções Marie Curie e Euratom – pode começar já a preparar a sua proposta!

Para mais informações, e nomeadamente no caso de o seu tema esteja ainda omisso nos Orientation Papers, não deixe de contactar o NCP da sua área que certamente terá boas novidades para lhe dar.

Eduardo Maldonado

Participe nos InfoDays para divulgação dos conteúdos das próximas Calls e fomento de futuros consórcios concorrentes:

The Oceans of Tomorrow 2013 – 6 de Junho de 2012, Bruxelas
Ambiente – 11 de Junho de 2012, Bruxelas
Espaço – 20 e 21 de Junho de 2012, University of Surrey, UK
Energia – 4 de Julho de 2012, Bruxelas
Energy efficient Buildings, Green Cars e Factories of the Future – 9 e 10 de Julho de 2012, Bruxelas
KBBE –16 de Julho de 2012, Bruxelas
Transportes – 18 e 19 de Julho de 2012, Bruxelas
Ciências Socioeconómicas e Humanidades - 9 a 11 de Julho, Dublin
Meet4lifescience - Health & KBBE Borkerage event - 26-27 de Junho de 2012, Basileia
FFH Applicant Training- Health Calls - 6 de Julho de 2012, Madrid

EIT conference: Good practices and learnings, 25 de Junho, Copenhaga, Dinamarca

DYBHO
The dynamics of black holes: testing the limits of Einstein's theory



img

 


Concurso
: IDEIAS/ERC

Tipo de Projecto
:ERC Starting Grants

Duração: 5 anos (inicio a 1 de Dezembro de 2010)

Orçamento
: 915.000 €

Consórcio
: DK (Coord.); UK, DE, PT; PL

Coordenação PT
: Vítor Cardoso, Instituto Superior Técnico, IST, UTL


Resumo do Projecto:
O objetivo do projeto é entender a dinâmica de buracos negros e fazer simulação numérica e analítica da colisão entre buracos negros e extração da radiação gravitacional. Pretende-se perceber como a colisão entre dois buracos negros permite constranger extensões da relatividade geral. A investigação consiste na escrita de equações de campo numa forma legível por um código numérico e na sua integração numérica. O trabalho teórico permitirá, sob certas aproximações, perceber como dois buracos negros distorcem o espaço-tempo, a quantidade de radiação gerada, e outras consequências. Uma componente importante do trabalho é desenvolvida computacionalmente. Foram já elaboradas pela equipa as primeiras simulações de colisão de buracos negros em espaços D-dimensionais. A equipa é está de momento a preparar a comparação de resultados com uma equipa em Kyoto.


Site do projecto


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis