Caso não consiga visualisar correctamente a Newsletter, clique aqui.
top_01
  Newsletter nº 45, Novembro de 2012

QUEM SOMOS

CALLS ABERTAS

SESSÕES

OUTROS EVENTOS

CONTACTOS NCP

 

GPPQ
Av. D. Carlos I, 44, 2º
1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40
Fax.: (351) 21 391 76 50
gppq@fct.pt

7pq

A eco-inovação é uma das ferramentas mais integradoras e desafiantes da Comissão Europeia e consiste no estímulo à promoção de parcerias I&D&I para um progresso sustentável, através da redução dos impactos ambientais e aumento da utilização mais eficiente e responsável dos recursos naturais.

O Plano de Acção para a Eco-inovação (EcoAP) foi publicado em Dezembro de 2011. O EcoAP é uma iniciativa da DG Ambiente e com forte apoio da DG Investigação e Inovação. O EcoAP tem como objetivo fomentar a transição da UE para uma economia verde, eficiente em recursos e hipocarbónica, cujas soluções eco-inovadoras deverão ir para além das tecnologias, processos, serviços e produtos verdes.

São realizados, anualmente, dois grandes fóruns EcoAP na Europa. Lisboa acolherá, a 26 e 27 de Novembro de 2012, o 13º Fórum Europeu em Eco-inovação sob o tema “Desenvolvendo novos mercados para a Eco-Inovação, com enfoque na Água”, que visa reunir atores chave ao nível Europeu e internacional e fomentar a partilha de ideias e soluções eco-inovadoras para o setor da água. Neste âmbito, o GPPQ/FCT organiza um Brokerage Event para promover a participação dos atores nacionais no 7ºPQ neste setor, em particular, parcerias de colaboração para a submissão de propostas à Call Water 2013 INNO&DEMO, cujo encerramento é a 4 de Abril de 2013, e que representa um instrumento chave para apoio às linhas estratégicas da European Innovation Partnership (EIP) on Water.

Estar presente neste grande evento é importante para a sua participação em projetos europeus, quer no atual 7ºPQ, quer no próximo Horizonte 2020.

Eduardo Maldonado

Brokerage event do Fórum Eco-inovação em 26/27 de Novembro: inscreva-se primeiro aqui e registe-se depois no Brokerage (a participação nos eventos é  gratuita)

A FCT organiza sessões para intensificar as Oportunidades de Colaboração com o JRC a 28, 29 de Novembro (Lisboa) e 30 de Novembro (Porto). Participe!

Conferência "New skills for a European Bioeconomy“ 
Bruxelas, 20-21 Novembro 2012

O evento  “Participation in the Innovative Medicines Initiative, today and beyond” (Lisboa, 19 Novembro) ajudá-lo-á a dinamizar a sua participação no 8º Concurso IMI a abrir (data prevista 7 Dezembro).

Veja os concursos abertos no seu tema e no âmbito das sinergias entre temas

Ainda vão abrir novos concursos e podem ser do seu interesse! Consulte o NCP da sua área.

logo

Transitions to the Urban Water
Services of Tomorrow


logo


Concurso
: FP7-ENV-2010
Duração: 48 meses
Orçamento Total: 6.982.781€ | Orçamento PT: 1.531.896€
Data de início: 1 Maio 2011
Consórcio: Alemanha (Coord.), França, Espanha, Itália, Portugal, Reino Unido, Noruega, Roménia, Suiça, Grécia, Holanda


Participantes PT
:
• LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil
• IST – Instituto Superior Técnico • YDREAMS, S.A.
• ADDITION - Serviços e Projectos de Informática Lda.
• AdP - Águas de Portugal, S.A.

Resumo:
O projeto TRUST tem como objetivo principal a necessidade e o desejo de proteger os recursos naturais no sector da água, onde 30 parceiros de 11 países diferentes vão pesquisar soluções inovadoras e ferramentas para criar um uso mais sustentável da água. Os resultados serão implementados e testados em 9 cidades piloto em diferentes regiões com problemas de escassez de água, metropolitanas, urbanas e peri-urbanas. O projeto irá criar soluções inovadoras orientadas para as tecnologias e ferramentas de apoio à decisão, nomeadamente novos modelos de gestão integrada da água, energia e infra-estruturas. As tecnologias emergentes em benefício da gestão sustentada da procura/oferta da água serão analisadas em termos de indicadores custo-beneficio, segurança e sustentabilidade. Será ainda desenvolvido um plano de ação para o uso mais sustentável da água tendo em consideração o sistema do ciclo da água ao nível urbano.


Site do Projeto


Site GPPQ | Site da Comissão Europeia - Investigação | Site Cordis