Se nao consegue visualisar corretamente, veja online.
Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 48 - Fevereiro 2013

ICT - Tecnologias de informação e comunicação (TIC)

O desempenho português no Tema ICT do programa Cooperação do FP7, que começou com enorme vigor em 2007, tem vindo gradualmente a baixar. Há que aproveitar os concursos que abrem este ano (2013) para obter mais financiamento para as equipas nacionais, quer nas instituições de investigação, quer nas empresas.

A comunidade empresarial e científica em Portugal tem um potencial excelente de participação nestes concursos. A participação dos stakeholders portugueses na ICT foi notável nos primeiros anos dos FP7 (2007-2009) mas caiu em quase 25% nos dois últimos anos. As entidades nacionais participam em 205 projectos do 7ºPQ para o tema Tecnologias da Informação e Comunicação. Estes projectos resultam de 1380 propostas submetidas e correspondem a uma taxa de sucesso de 14.9% face a 15% de média da UE.

As TIC são fundamentais para responder às necessidades da sociedade e da economia europeia e para o aumento da competitividade da indústria do espaço europeu. Por tal, a União Europeia, ao longo do FP7, disponibilizou cerca de 7,5 b€ no Tema ICT para financiar projectos em três áreas chave: produtividade e inovação (incentivo à criatividade e gestão), modernização dos serviços públicos (saúde, educação e transportes) e avanços na ciência e tecnologia (apoio à cooperação e acesso à informação).

De acordo com o previsto, as actividades desenvolvidas têm contribuído para fortalecer a base científica e tecnológica da Europa e para estimular a inovação de produtos, serviços e processos, assegurando uma transformação rápida das TIC em benefícios para os cidadãos, negócios, indústria e governos europeus.

Aproveite portanto os últimos concursos ICT e sinergias possíveis com outros temas que têm concursos ainda abertos ou por abrir no FP7. Se tem dúvidas quanto à possibilidade de participação da sua empresa ou instituições num projecto destes, se quer participar num consórcio existente, se quer oferecer as capacidades instaladas do seu grupo de investigação ou dum sector de desenvolvimento da sua instituição, contacte-nos.

Mantenha-se bem informado e melhor preparado para os próximos anos 2014-2020: fique atento aos desenvolvimentos do novo Programa Quadro, o Horizonte 2020.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 44, 2º andar - 1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40 | gppq@fct.pt