Se nao consegue visualisar corretamente, veja online.
Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 48 - Fevereiro 2013


Tema
Cooperação-ICT

Financiamento Total (contribuição UE)
2.47 M€

Financiamento PT
1.70 M€

Data de início
1 de Junho de 2011

Duração
36 meses

Coordenador
INESC-ID, INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, INVESTIGACAO E DESENVOLVIMENTO EM LISBOA (contacto: Paolo Romano)

Consórcio
PT (INESC ID) | IT | EI

CLOUD TM – o projecto irá definir um novo paradigma de programação para facilitar o desenvolvimento e utilização de aplicações em nuvem.

No âmbito do Cloud-TM será desenvolvida uma plataforma distribuída de larga escala que irá libertar os programadores das tarefas de codificação para distribuição, persistência e tolerância a falhas. Os programadores poderão assim focar-se na oferta de um valor de negócio diferenciador.

A Plataforma Cloud-TM tem como objectivo minimizar os custos operacionais e de desenvolvimento das aplicações em nuvem, promovendo a sua eficiência, através: 

1. da definição de um modelo simples para aplicações distribuídas em larga escala que permitirá a um programador comum explorar as potencialidades da nuvem, tendo como alvo a redução substancial dos custos de desenvolvimento;

2. da minimização de custos de monitoração e administração, automatizando o fornecimento de recursos da nuvem com base em critérios-chave especificados pelo utilizador, quer em termos de qualidade de serviço, quer em termos de custos operacionais;

3. da maximização da eficiência usando técnicas de aprendizagem automática que adaptam dinamicamente as configurações e os algoritmos usados pela plataforma. Como resultado a plataforma Cloud-TM permitirá reduzir consideravelmente a quantidade de recursos alocados, o que se traduzirá na maximização do rácio custos/benefícios de aplicações em nuvem.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 44, 2º andar - 1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40 | gppq@fct.pt