Se nao consegue visualisar corretamente, veja online.
NEWSLETTER nº 47 - Janeiro 2013
DEMOWFLOAT
Demonstração da Tecnologia Windfloat
DEMOWFLOAT é o maior projeto FP7 (Cooperação) com coordenação nacional.


Call
FP7-ENERGY-2011-2

Financiamento Total (contribuição UE)
€ 11.213.930

Financiamento PT
€ 2.048.974

Data de início
15 Julho de 2011

Duração
36 meses

Coordenador
EDP Inovação (contacto João Maciel)

Consórcio
PT (ISQ, Wavec, LNEG, Caixa – Banco de Investimento, A. Silva Matos Energia) | UK | DK | NL

DEMOWFLOAT é o projeto com maior financiamento atribuído a uma equipa portuguesa coordenadora no Programa Cooperação do FP7.

O Windfloat é um projecto experimental que testará uma turbina de vento flutuante para instalação em águas profundas (mais de 40m) onde há captação da energia do vento e das ondas e conversão em energia elétrica. A plataforma Windfloat está localizada no parque comercial de energia das ondas, próximo da Póvoa de Varzim, mais precisamente entre a Aguçadoura e a Apúlia, a 6 km da costa. Está definida uma área de protecção em que a navegação não é permitida, sob o controlo da Capitania da Póvoa de Varzim.

O projeto irá demonstrar o desempenho da plataforma flutuante Windfloat em termos de operacionalidade, manutenção, fiabilidade, acessibilidade da plataforma, viabilidade de integração na rede numa base modular, entre muitos outros aspectos com impacto na disponibilidade do sistema e, portanto, no custo da energia produzida com o Windfloat. O objectivo final é demonstrar a viabilidade económica do Windfloat e a sua passagem pelo escrutínio do setor financeiro, pois será fulcral assegurar um futuro financiamento avultado para a instalação de parques de vento flutuantes offshore, tal como preconizado no SET Plan e nos objetivos das Iniciativas Industriais Europeias, EII

Site do projecto


VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 44, 2º andar - 1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40 | gppq@fct.pt