Call
FP7-ENERGY-2011-2
Financiamento Total (contribuição UE)
€ 11.213.930
Financiamento PT
€ 2.048.974
Data de início
15 Julho de 2011
Duração
36 meses
Coordenador
EDP Inovação (contacto João Maciel)
Consórcio
PT (ISQ, Wavec, LNEG, Caixa – Banco de Investimento, A. Silva Matos Energia) | UK | DK | NL
DEMOWFLOAT é o projeto com maior financiamento atribuído a uma equipa portuguesa coordenadora no Programa Cooperação do FP7.
O Windfloat é um projecto experimental que testará uma turbina de vento flutuante para instalação em águas profundas (mais de 40m) onde há captação da energia do vento e das ondas e conversão em energia elétrica. A plataforma Windfloat está localizada no parque comercial de energia das ondas, próximo da Póvoa de Varzim, mais precisamente entre a Aguçadoura e a Apúlia, a 6 km da costa. Está definida uma área de protecção em que a navegação não é permitida, sob o controlo da Capitania da Póvoa de Varzim.
O projeto irá demonstrar o desempenho da plataforma flutuante Windfloat em termos de operacionalidade, manutenção, fiabilidade, acessibilidade da plataforma, viabilidade de integração na rede numa base modular, entre muitos outros aspectos com impacto na disponibilidade do sistema e, portanto, no custo da energia produzida com o Windfloat. O objectivo final é demonstrar a viabilidade económica do Windfloat e a sua passagem pelo escrutínio do setor financeiro, pois será fulcral assegurar um futuro financiamento avultado para a instalação de parques de vento flutuantes offshore, tal como preconizado no SET Plan e nos objetivos das Iniciativas Industriais Europeias, EII
Site do projecto
|