A FCT vai abrir um concurso para apoiar a preparação de centros de co-localização nacionais para as novas KIC do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT).
O EIT, criado em 2008 e a funcionar desde 2010, patrocina redes denominadas KICs (Knowledge Innovation Communities) cuja missão é estimular uma resposta rápida, articulada e eficaz da Europa a desafios económicos e sociais atuais pré-definidos. As redes são constituídas por megaconsórcios internacionais de entidades intervenientes em todo o ciclo de inovação, incluindo atores do denominado “triângulo do conhecimento” (ensino superior, investigação e empresas), fomentando o empreendedorismo, desde a ideia inovadora à comercialização de novas tecnologias. Espera-se que estes megaconsórcios, cujos arranque e desenvolvimento são cofinanciados por fundos europeus, se tornem referências incontornáveis nos seus domínios e criem a médio prazo estratégias auto sustentáveis em termos de investigação, inovação e formação no seu domínio, através de fundos próprios, da capacidade de atrair capital privado e de risco, e da captação de contratos de investigação, nomeadamente de empresas e dos próprios programas europeus.
Estão presentemente a funcionar 3 KICs, na área da energia (Innoenergy), alterações climáticas (Climate KIC) e Tecnologias de Informação e de Comunicação (ICT Labs). Portugal tem uma participação muito marginal no EIT, apenas numa das KICs (Innoenergy), através do Instituto Superior Técnico.
No Horizonte 2020, prevê-se a abertura de concursos para KICs em 5 novas áreas: Matérias-primas e Inovação para uma vida saudável e envelhecimento ativo (em 2014); Alimentação para o futuro e Fabrico com valor acrescentado (em 2016); e Mobilidade (em 2018).
O projeto inserido nesta newsletter é um exemplo de financiamento do 7ºPQ que se enquadraria bem no âmbito das atividades de uma KIC no tema da Inovação para uma vida saudável e envelhecimento ativo. As três KICS atuais têm em curso dezenas de projetos europeus nas respetivas áreas temáticas, lançados já depois do seu estabelecimento formal em 2010, beneficiando das sinergias, das dinâmicas e do networking proporcionados pelo trabalho em equipa no seio das KICs. Estas funcionam, portanto, também, como facilitadoras da participação no Programa-Quadro europeu.
Com vista à promoção da participação nacional no EIT, a FCT vai abrir um concurso (projetos exploratórios) que tem como objetivo promover a entrada de equipas portuguesas nas novas KICs do EIT através da implantação de Centros de co-localização em território nacional. O concurso servirá para apoiar a preparação de estruturas nacionais de Centros de Co-localização que se insiram em consórcios europeus candidatos a cada uma das temáticas das KIC cujos concursos europeus abrirão em 2014.
O GPPQ da FCT irá organizar, em colaboração com o EIT, um evento de promoção das novas KICs no contexto do Horizonte 2020, no próximo dia 9 de Setembro, no Porto (mais informação irá sendo oportunamente disponibilizada no site do GPPQ). Se está interessado no EIT e nas novas temáticas a concurso, não deixe de contactar o NCP da sua área, pois a preparação dos consórcios europeus para concorrer a estas KICs já começou há muito tempo. |