Se nao consegue visualisar corretamente, veja online.
Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 52 - Junho 2013

Participe na definição dos concursos para a Energia no H2020: acompanhe o SET-Plan

O Plano Estratégico para as Tecnologias Energéticas, SET-Plan, tem como objetivo cumprir as metas 20-20-20 da UE, de forma a colocar a indústria e investigação europeia na liderança das tecnologias energéticas limpas e representa um passo importante para a criação de uma Política de Energia e Ambiente na Europa. O Set-Plan reúne numa única estrutura os principais stakeholders das tecnologias energéticas: o Steering Group (SG), as European Industrial Initiatives (EII)* e a European Energy Research Alliance (EERA), apoiados pelo sistema de monitorização SETIS (Set-Plan Information System), gerido pelo Joint Research Centre (JRC).

Criado em 2007, o SET-Plan tem como objetivo acelerar o desenvolvimento e aplicação de tecnologias hipo-carbónicas com viabilidade económica (incluindo medidas relacionadas com o planeamento, implementação, afetação de recursos e cooperação internacional) no setor das tecnologias de energia. O SET-Plan identificou as  tecnologias-chave (eólica, solar, bioenergia, CCS, redes elétricas, nuclear, pilhas de combustível e hidrogénio, cidades inteligentes) e promoveu o desenvolvimento dos respetivos roadmaps pelas Plataformas Tecnológicas Europeias (ETP) e outros grupos consultivos.

O SET-Plan atravessa atualmente um processo de revisão com vista ao reforço do seu papel no H2020. A recente conferência SET-Plan 2013 foi uma oportunidade para ponderar como tornar o SET-Plan mais ambicioso, adicionando-lhe ainda mais desafios. Os Comissários Europeus para a Investigação e Inovação e para a Energia reforçaram:

  1. a importância do envolvimento, participação e compromisso dos Estados Membros no H2020 (um dos principais instrumentos de financiamento do SET-Plan) a fim de aumentar o impacto científico e económico e melhorar a relação custo/benefício destes investimentos;
  2. a necessidade de adaptação da UE a dois grandes desafios, expressa na comunicação Energy Technologies and Innovation: diminuir 10-15% do valor total do investimento nas novas tecnologias através de projetos inovadores a grande escala e diminuir o tempo entre a fase de laboratório e o utilizador final, transpondo os resultados de investigação mais rapidamente para o mercado.

Reforçaram ainda a necessidade de consolidar a capacidade de I&I e os recursos em toda a Europa para fazer face aos desafios propostos, a nível europeu, nacional, e regional. Portugal, através do representante nacional no SG do SET-Plan, salientou a importância das tecnologias energéticas marinhas (ondas e eólica offshore), apresentando os projetos-piloto em Portugal: Pelamis, Windfloat e o Wave Roller.

O SET-Plan será uma das estratégias europeias chave na implementação do Desafio Societal Energia segura, não poluente e eficiente do H2020. Converse já com as NCP e veja como participar.

 


* As EII, baseando-se nas ETPs, definem áreas de I&I prioritárias, através de RoadMaps tecnológicos de cada um dos respectivos setores energéticos, para conjugar os esforços da UE (Estados Membros (EM) e Indústria) em atingir os objetivos comuns. Estes RoadMaps são depois adotados pela Comissão Europeia para definir os tópicos a apresentar anualmente a concurso no tema ENERGIA no 7ºPQ e no H2020. Qualquer entidade pode participar de forma voluntária nos working groups das ETPs, bastando seguir as indicações nos respetivos websites. Estas atividades trazem grandes vantagens para quem nelas participar, regular e ativamente, uma vez que é nestes meios que se formam os grandes consórcios vencedores dos concursos nos Programas-Quadro europeus, assim como são estes os palcos privilegiados onde os EM, através de entidades nacionais, contribuem para a definição dos tópicos a colocar nos concursos europeus. É pois fundamental ter uma presença regular e ativa nestes grupos de trabalho caso se queira investir em propostas de sucesso nos concursos europeus.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 44, 2º andar - 1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40 | gppq@fct.pt