Vão abrir no dia 14 de Março os últimos concursos do FP7 para bolsas individuais de mobilidade internacional das Acções Marie. Poderá submeter a sua candidatura a qualquer um dos tipos de bolsa, Intraeuropeias (IEF), Internacionais de Entrada na Europa (IIF) e Internacionais de Saída da Europa (IOF) até Agosto do corrente ano. O concurso para bolsas de reintegração na carreira (CIG) está aberto até Setembro.
Estas bolsas destinam-se a investigadores experientes, com doutoramento ou, pelo menos, com quatro anos comprovados de investigação (full time) e pode ser útil para si ou para enriquecer os recursos humanos da sua instituição.
A participação portuguesa nestes instrumentos Marie Curie tem evoluído negativamente ao longo do FP7 em consequência de fatores claramente identificados (veja a análise da participação PT nas bolsas Individuais Marie Curie nesta Newsletter) e é muito clara a necessidade de aumentar as taxas de sucesso das propostas dos investigadores portugueses.
Não lhe dizemos que é simples e fácil, os instrumentos são muito competitivos, mas é possível melhorar bastante a probabilidade de sucesso à partida. Venha assistir dias 14 e 15 de Março às sessões de informação que o GPPQ organiza a pensar em si, com presença de um officer da comissão europeia, o delegado nacional ao Pessoas, um avaliador com experiência nas bolsas Marie Curie, um investigador bem-sucedido a uma bolsa e, claro, as NCP do Tema. Prepare-se a tempo e connosco. Nós podemos ajudar a que a sua proposta seja melhor. |