Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 49 - Março 2013

Nas Bolsas Individuais Marie Curie, para serem bem-sucedidos, os candidatos têm de apresentar propostas excelentes. Muitas vezes, um “bocadinho” mais de cuidado na submissão é determinante e pode inverter a tendência da taxa de sucesso de candidatos portugueses, que tem vindo a diminuir de forma preocupante.


Fig1. PT - Bolsas individuais Submissões, propostas aprovadas e taxa de sucesso PT


Fig2. PT - Bolsas individuais Submissões, propostas aprovadas e taxa de sucesso UE

As bolsas individuais são cada vez mais competitivas. Por um lado, a disseminação de informação ao nível europeu aumentou exponencialmente o número de propostas submetidas ao programa e, por outro lado, a redução de recursos internos no país intensificou a actividade de submissão de propostas de mobilidade internacional, frequentemente sem o cuidado necessário na aposta pela qualidade na preparação das propostas. Combinados, estes dois efeitos levaram a uma diminuição acentuada da taxa de sucesso da participação portuguesa no programa PESSOAS em comparação com a média europeia.

No período 2007-2012, os investigadores e as instituições portuguesas conseguiram 108 bolsas individuais Marie-Curie (12 M€.) Este nível de participação, resultante da submissão de 623 propostas, corresponde a uma taxa de sucesso de 17.34% face a 23.57% da média UE.



Neste nível de competitividade, nada deve ser deixado ao acaso. A proposta é avaliada em 5 aspectos com diferentes pesos na avaliação: qualidade científica (25%); formação (15%); CV do investigador (25%); implementação (15%) e impacto (20%). Qualquer um destes campos deve ser criteriosamente preenchido. Não descure um caracter que seja da descrição de qualquer destes parâmetros. Pode ser a diferença entre ganhar ou perder. Qualquer concurso tem as suas regras, tem de as conhecer em detalhe se quiser ganhar. Não basta ter uma proposta técnica/científica e um CV excelente se não incluir uma implementação e um impacto com conteúdos adequados. As NCPs do GPPQ podem ajudar e aconselhar sobre a forma de como escrever boas propostas ganhadoras.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 44, 2º andar - 1200-649 Lisboa
Tel.: (351) 21 391 76 40 | gppq@fct.pt
Remover o seu endereço da lista