Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 57 - Novembro 2013

O SME instrument do Horizonte 2020 tem cerca de 3 mil milhões de Euros para apoiar projetos individuais de PME.

Para atingir as metas de crescimento e emprego da estratégia Europa 2020 é necessária uma indústria competitiva sustentada em inovação.

O SME instrument destina-se a todas as PME inovadoras de todos os setores ligados aos Desafios Societais e às Key Enabling Technologies. Apoiará projetos de dimensão europeia que conduzam a mudanças radicais nos negócios (produtos, processos, serviços, marketing, etc.).

Este SME Instrument tem 3 fases distintas mas interligadas e acompanhadas por um serviço de coaching e mentoring às PME beneficiárias:

Fase 1: As PME recebem um financiamento de 50.000 € (70% do custo total, incluindo 25% de custos indiretos) para prepararem, com os consultores que escolherem, um Plano de Negócios para as suas novas ideias. O prazo de resposta da Comissão será de 6 meses.

Fase 2: Os projetos apoiados (os melhores Planos de Negócios) deverão preparar-se para introduzir no mercado as suas ideias inovadoras. Receberão da Comissão um apoio entre 1 e 3 M€, na base de 70% do custo global (incluindo 25% de custos indiretos). Os projetos deverão ter um impacto muito significativo na atividade da PME. Esta pode subcontratar ou comprar serviços e conhecimento essencial para o seu projeto de inovação, no espírito do conceito de voucher de inovação.

Fase 3: É apoiada a comercialização das soluções ou produtos desenvolvidos na fase 2, através de empréstimos a baixa taxa de juro ou acesso a capital de risco.

Não existe obrigação das PME se candidatarem sequencialmente às 3 fases, mas a entrada na fase 2 ou na fase 3 pressupõe que a PME desenvolveu, a suas próprias expensas, um Plano de negócios (para concorrer à fase 2) ou está pronta para comercializar uma inovação (para se candidatar diretamente à fase 3).

Cada empresa só pode ter uma candidatura ou um projeto em curso em cada momento. Portanto, as PME deverão definir com cuidado um, e apenas um, projeto, uma ideia, aquela em que querem mesmo apostar estrategicamente para se desenvolverem.

As PME são convidadas a submeter propostas a este instrumento em qualquer altura e, anualmente, serão definidas 4 datas de avaliação. A primeira da 1ª fase será em Março ou Junho de 2014. A primeira avaliação de candidaturas à 2ª fase será em Novembro de 2014. Contacte os NCP do GPPQ para as PME para mais informações.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt