Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 56 - Outubro 2013

As tecnologias facilitadoras chave (Key Enabling Technologies - KET) vão ser apoiadas no Horizionte 2020 com mais de 6000 M€.

Muitos dos bens e serviços de que usufruiremos no futuro são ainda hoje desconhecidos. As tecnologias facilitadoras chave (Key Enabling Technologies - KET), ou seja, as nanotecnologias, a micro e nano eletrónica (incluindo semicondutores), os materiais avançados, a biotecnologia, a fotónica e as tecnologias de produção vão ter um papel importante a desempenhar nas tecnologias do séc. XXI.

As inovações baseadas em KET permitirão uma redução dos custos dos produtos, tornando-os mais acessíveis à população em geral e contribuirão para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas intersectoriais, na energia renovável (biocombustíveis, solar, etc.); nos transportes (veículos leves e seguros e energeticamente eficientes); na produção (processos e materiais mais eficientes); no ambiente (sensores para monitorização ambiental); nas tecnologias de informação e comunicação (chips para convergência multimédia e cloud computing) e nos consumíveis (telemóveis, iluminação, etc.), só para mencionar os mais importantes e mais óbvios. O domínio das KET permitirá uma restruturação e a modernização da infraestrutura industrial europeia e será crucial para assegurar a sua competitividade, no contexto de uma Europa que, embora possua boas competências de investigação e desenvolvimento, não tem conseguido até agora transformar os resultados de investigação em bens e serviços comercializados com eficácia.

O Horizonte 2020 vai dedicar um orçamento combinado de 6430 mil milhões de euros às KETs, através do Pilar 2 - Liderança em tecnologias facilitadoras e industriais. Para esta vertente prioritária, foi proposta uma abordagem sistémica com metas estratégicas e operacionais para cada uma das seis KETs. A COM preconiza a concreticação desta abordagem através de colaboração com as plataformas tecnológicas europeias (ETPs) e da constituição de parcerias público-privado (PPP) – Fábricas do Futuro (FoF), Edifícios Energeticamente Eficientes (EeB) e Processos Industriais Sustentáveis (SPIRE) - orientadas para a inovação.

A implementação das KETs no Horizonte 2020 vai colocar novos desafios relativamente ao 7ºPQ, pois a natureza dos projetos muda e fica muito mais dirigida para as aplicações industriais. Para participar melhor, não hesite em contactar o GPPQ e os NCPs desta temática, que poderão ajudar a orientar-se no novo contexto e aumentar assim as probabilidades de sucesso nos concursos.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt