Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 66 - Agosto 2014

Estão abertos mais de cem concursos dos programas de trabalhos de 2014 e de 2015 para financiamento de investigação no âmbito do Horizonte 2020. Um deles poderá ser interessante para si, o seu grupo de investigação, o seu laboratório, a sua empresa ou mesmo a sua ONG, independentemente da fase do ciclo de inovação em que o seu projeto se encontra. Há concursos de 2014 a fechar a partir de Setembro de 2014 e os concursos de 2015 começam a fechar em Dezembro.

No Pilar Excellent Science, encontra tópicos que permitem desenvolver ciência fundamental, ainda longe dos mercados. No ERC (Conselho Europeu de Investigação) os concursos são para projetos disruptivos de investigadores individuais, nas várias fases da carreira após o doutoramento, cujos CV têm potencial de excelência ou são já notáveis. Nas ações Marie-Sklodowska Curie estão instrumentos de financiamento individuais, dirigidos a doutorados e instrumentos de financiamento institucionais, os quais financiam, ou cofinanciam, programas de doutoramento inovadores, industriais, ou em consórcio. As infraestruturas visam financiar, melhorar e tornar acessíveis, infraestruturas de interesse europeu. Finalmente, o novo programa FET (Tecnologias Futuras Emergentes), apoia o aparecimento e aperfeiçoamento de tecnologias de utilização futura nos seus três diferentes tópicos, FET-Open (e todos os domínios) FET- proactive (tópicos definidos) e FET-flagship (iniciativas de larga escala para grandes desafios, e.g, Human Brain Projet e Graphene).

No Pilar Industrial Leadership estão os grandes desafios da indústria, as tecnologias facilitadoras essenciais (KET) - as nanotecnologias, materiais e processos, e biotecnologia (NMP+B); Espaço e Tecnologias de informação (ICT). É ainda neste pilar que estão os instrumentos de interesse transversal, facilitação do acesso ao financiamento de risco (ARF) e de incentivo à inovação nas PME.

No Pilar III, Desafios Societais (DS), procura-se responder a grandes desafios que se colocam à Europa e ao mundo. No DS1, as soluções para saúde, alterações demográficas e bem-estar. O DS2, foca-se na alimentação, agricultura e floresta sustentáveis, pescas e bio economia. São também desafios societais a orientação para produção de energias limpas e seguras e para a crescente eficiência energética (DS3) e desenvolvimento de transportes inteligentes, verdes e integrados (DS4). O ambiente, as alterações climáticas e eficiência na utilização dos recursos naturais e matérias-primas são o desafio Societal (DS5) e uma preocupação horizontal a todo o programa quadro. Num mundo em mudança, uma sociedade cada vez mais reflexiva, inovadora e inclusiva é o objetivo do DS6 (que também inclui os tópicos da cooperação internacional - antigo INCO). A segurança, a proteção da liberdade e dos cidadãos são o foco do DS7.

Fora dos 3 grandes pilares: (i) o tema Spreading Excellence and Widening Participation (Widening) incentiva o desenvolvimento de grandes centros de excelência (Teaming), o fortalecimento de redes internacionais (Twinnning) e o desenvolvimento de uma linha de investigação excelente através da contratação de um investigador excelente (ERA-Chair); (ii) o tema ciência com e para a sociedade visa tornar a comunidade mais consciente da importância e do alcance da ciência; (iii) o instituto europeu de investigação (EIT) dinamiza investigação em torno de temas definidos, sustentada nos vértices do triangulo do conhecimento e, finalmente (iv) o Euratom é o programa complementar do H2020 para a investigação e formação na área do nuclear.

Não se esqueça também de outros programas, como as Ações COST e as Iniciativas Tecnológicas conjuntas (IMI, BBI, FCH, Cleansky e Shift2Rail), algumas das quais também já têm convites abertos ou em preparação.

Identifique os concursos que lhe interessam e comece a preparar a sua proposta. Não hesite em contactar os NCP do GPPQ, pois têm toda a informação de que possa necessitar. Como saberá, a Comissão pretende que todos o pedidos de apoio sejam encaminhados através dos NCPs. Só estes têm canal aberto prioritário para obter respostas rápidas da Comissão pelo que os pedidos de esclarecimento apresentados diretamente pelos interessados estão sujeitos a maior demora. Os NCPs do GPPQ estão cá para apoiá-lo! E vão também procurá-lo. Veja as sessões organizadas perto de si!

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt
Remover o seu endereço da lista