Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 60 - Fevereiro 2014

IMAILE
Innovative Methods for Award procedures ICT Learning Europe

Call
FP7-ICT-2013-11

Tipo de Projecto:
Pre-commercial Procurement (PCP)

Financiamento Total (contribuição UE)
Contribuição financeira da UE: 4,6M€ / PT: 84.629€

Duração
42 Meses (início: 01/02/2014)

Participante PT
PT: Inovamais – Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica, S.A
Contacto: Pedro Costa

Consórcio
SE (2) | HU | DE (2) | FI (2) | PT | AT | ES



O IMAILE visa estabelecer um processo de contratação pública pré-comercial, por 4 países, de soluções inovadoras em IDT para aprendizagem e-learning na sala de aula, desenvolvidas por fornecedores especializados. Estas soluções serão desenhadas à medida das necessidades dos utilizadores finais (alunos e professores) e assentes na colaboração com a indústria europeia de ICT, nomeadamente as PME, e a Academia.

O IMAILE deverá contribuir efetivamente para: uma menor necessidade de planeamento por parte dos professores; a mudança do paradigma de aprendizagem centrada no professor para a aprendizagem centrada no aluno; uma aprendizagem personalizada inclusiva; e, ainda, a redução do abandono escolar precoce. O projeto permitirá desenvolver tecnologias de aprendizagem à medida dos adjudicantes, dando também oportunidade aos fornecedores de obterem fundos para o desenvolvimento do produto até à fase de pré-comercialização (protótipo e teste).

As soluções decorrentes deste processo PCP apoiarão, tanto os professores como os estudantes europeus de 1ºciclo. Por um lado, os professores beneficiarão de interação mais individualizada com os alunos, independentemente do número de estudantes presentes nas salas de aula. Por outro lado, os estudantes terão maiores oportunidades de atingir as metas europeias de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM).

A longo prazo, esta ação contribuirá para uma utilização mais alargada de soluções inovadoras nas tecnologias de ensino através de uma parceria público-privada efetiva que alavanque também a sustentabilidade das mesmas tecnologias.

 

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt