Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 65 - Julho 2014

Science@Aveiro,
General public and researchers - Closing the Gap.

Instrumento
CSA- MSCA-NIGHT

Custo total
159.875 €

Data de início do projeto
Julho 2014

Consórcio
PT Universidade de Aveiro (coord) | Globaz, SA

Coordenador científico
Pedro Pombo, Universidade de Aveiro

Duração
19 meses


 

Science@aveiro é um projeto de comunicação de ciência no âmbito do evento europeu "Noite Europeia dos Investigadores" (Researcher’s NIGHT) que decorrerá em 2014 e 2015. Este projeto tem como principal objetivo a comunicação e divulgação da ciência junto da sociedade, através da dinamização de várias atividades e iniciativas que pretendem proporcionar contacto direto entre os cientistas e o público em geral. Durante o biénio 14/15, o projeto vai abranger dois temas: "materiais" e "luz".

Em 2014, o tema "materiais" vai abordar a ciência por trás de diversos tipos de materiais utilizados no dia-a-dia, bem como explorar algumas aplicações tecnológicas de forte impacto na sociedade.
Em 2015, o tema "luz", que surge no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz, vai abordar a questão fundamental da importância da luz na vida de todos nós, bem como a importância das suas variadas aplicações na sociedade. Este tema pretende integrar as diferentes dimensões da luz, nomeadamente a sua natureza e propriedades científicas, as suas aplicações tecnológicas, os seus impactos na natureza e as suas relações com a cultura e as artes.

O projeto science@aveiro vai dinamizar uma programação de divulgação científica junto da Região de Aveiro, envolvendo vários tipos de atividades e dedicada ao público em geral, nomeadamente, público jovem/adulto, público infantil, famílias e público escolar. Esta programação pretende promover a criação de parcerias entre os diversos atores locais e regionais de modo a envolver a comunidade científica (Universidade de Aveiro, laboratórios associados, unidades de investigação, Centro Ciência Viva de Aveiro), o tecido empresarial (empresas locais, empresas tecnológicas), a comunidade escolar (Agrupamentos de Escolas de Aveiro, Associações de Pais, Associações de Estudantes) e as entidades municipais (Município de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro - CIRA) com a sociedade e público em geral.

 

Site ainda em construção.
(mais informações em breve na Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro)

 

 

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt