InFlightFOS ,SpaceFBG e RemFOS permitiram a uma única entidade cofinanciar, como coordenadora, várias atividades de inovação em Sistemas de Fibra Ótica para aeronáutica.
Call
FP7-CleanSky–2009-01
Tipo de Projeto
EU-FP7-CLEAN SKY
Financiamento Total (contribuição UE)
Contribuição financeira da UE: 288.394€ / PT: 238.422€
Duração
9-13 meses (entre 2010 e 2011)
SpaceFBG |
InFlightFOS |
RemFOS |
Design & Validation of FOBG (Fiber Optics Bragg Grating) for SHM (Structural Health Monitoring) Application |
Improved Reliability and Integration of FBG (Fiber Bragg Grating) Systems for In-Flight Applications |
Design, Manufacturing and Reliability Evaluation of Embedded Sensors |
Consórcio
PT (Fibersensing) |
Consórcio
PT (Fibersensing; INEGI)
FR |
Consórcio
PT (Fibersensing)
ES |
Orçamento
Total 58.500 €
PT 58.500 € |
Orçamento
Total: 169.896 €
PT: 149.918 € |
Orçamento Total 59.998 €
PT 30.004 € |
Coordenador:
FiberSensing – Sistemas Avançados de Monitorização, S.A.
Contacto: Francisco Araújo
SPACEFBG
A maior desvantagem na utilização de sensores FiberBraggGrating (FBG) para monitorização de deformações nas estruturas aeroespaciais (SHM) prende-se com a sensibilidade dos FBG às variações extremas de temperatura no espaço. O projeto SPACEFBG teve por objetivo conceber um protótipo para um sensor do tipo extensómetro passivo com compensação térmica, capaz de neutralizar o efeito da sensibilidade térmica intrinseca das fibras óticas.
O conceito inovador permite o ajuste do sensor de forma a compensar a expansão estrutural por efeito térmico, permitindo desse modo a medição das componentes de tensão e de pressão.
INFLIGHTFOS
O projeto InFLIGHTFOS visou a aplicação de tecnologia FiberBraggGrating (FBG) para monitorização em tempo real das componentes estruturais de aeronaves. Atualmente é impossível realizar esta operação em voo por falta de equipamento de geração e análise de sinal com certificação adequada. O projeto InFLIGHTFOS teve por objetivos, por um lado a melhoria da fiabilidade, repetibilidade e precisão do atual equipamento de tratamento de sinal FBG de forma a preencher os requisitos operacionais e ambientais em voo e, por outro, a integração desse equipamento no avião respeitando as normas aeronáuticas para integração com a aviónica a bordo. O InFLIGHTFOS permitiu testar arrays de mais de 100 sensors FBG aplicados numa estrutura complexa para deteção de danos e comparar os resultados com os obtidos em testes por termografia e por ultrassons.
INFLIGHTFOS
O projeto RemFOS procurou conceber e construir compósitos plásticos laminares reforçados em fibra de carbono (CFRP) integrando sensores de fibra ótica (FOS) de forma a desenvolver um conceito de avaliação de fiabilidade, definir um formato de testes para estruturas com sensores embutidos e validar a utilização de sistemas embutidos FOS em múltiplos pontos dedicados à monitorização do estado de conservação (temperatura e tensão) de aeronaves. O RemFOS permitiu ainda a avaliação integrada de todos os passos críticos de fabricação de compósitos com sensores FBG de forma a conseguir uma fiabilidade elevada do processo, considerados diferentes tipos de fibras óticas para otimização do processo de embutimento em materiais compósitos.
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