Human-Computer Interaction and Design Innovation
leapFrog - M-ITI
Enhancing the Research and Innovation Potential of M-ITI through
Human-Computer Interaction and Design Innovation
Call
FP7 ERAChairs-PilotCall-2013
Tipo de Projecto:
ERA-Chair
Financiamento Total (contribuição UE)
Contribuição financeira da UE: 2 118 781, 00 €
Duração
60 Meses (início: 2014 – data precisa ainda não definida)
Participante PT
Madeira Interactive Technologies Institute (M-ITI)
Coordenador: Alberto Velez Grilo
OLEAPFROG HCI-DI tem como objetivo desenvolver o potencial da Investigação em tecnologias interativas do M-ITI e fortalecer as atividades de inovação e transferência de tecnologia em estreita colaboração com a Universidade da Madeira e os seus parceiros industriais, contribuindo, assim, para a estratégia da especialização inteligente da Madeira.
O projeto permitirá desenvolver as seguintes atividades:
- A melhoria da capacidade de investigação e desenvolvimento tecnológico do instituto pela expansão do potencial humano e pelo acolhimento de investigadores com valências interdisciplinares na interação entre os seres humanos e os computadores (Human-ComputerInteraction - HCI);
- o desenvolvimento do potencial de inovação do M-ITI e do seu impacto aos níveis regional, nacional e europeu, via inovação focada no projeto de novos produtos – esta abordagem terá impacto na educação, na formação e na transferência de conhecimento open innovation* e crowdsourcing**, permitindo ampliar as competências criativas dos indivíduos e das organizações na região;
- e, finalmente, o aumento do reconhecimento internacional do M-ITI com a ligação do instituto e dos seus parceiros industriais às redes de conhecimento globais.
Para apoiar estas atividades, procurar-se-á uma melhor integração do M-ITI e seus parceiros do recém-criado sistema regional para I+D+I no Espaço Europeu da Investigação (ERA), com vista ao aumento do nível de participação do instituto no Horizonte 2020 e nos futuros programas de ID&I europeus.
Website do projeto
* “Open innovation is the use of purposive inflows and outflows of knowledge to accelerate internal innovation, and expand the markets for external use of innovation, respectively. [This paradigm] assumes that firms can and should use external ideas as well as internal ideas, and internal and external paths to market, as they look to advance their technology.” Henry Chesbrough, Open Innovation: Researching a New Paradigm
** "Crowdsourcing is the practice of obtaining needed services, ideas, or content by soliciting contributions from a large group of people and especially from the online community rather than from traditional employees or suppliers." Crowdsourcing - Definition and More, Merriam-Webster.com. August 31, 2012. Retrieved 2014-02-03 |