Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 69 - Novembro 2014

Já pensou no tema Espaço do H2020 para financiar atividade de investigação em agricultura, floresta, engenharia eletrónica, cidades inteligentes ou mesmo Saúde? O Tema Espaço do Pilar “Liderança Industrial” do H2020 (1.536 M€ para 2014-2020) procura uma coordenação efetiva entre as atividades do Programa Quadro, as atividades da ESA e as dos Estados Membros (EM) relacionadas com o Espaço.

A prioridade do Tema Espaço é financiar as atividades de investigação e inovação que suportam as 3 iniciativas emblemáticas (flagships) do setor espacial: GALILEO (Sistema Europeu de navegação por satélite; COPERNICUS (Sistema Europeu de Observação da Terra) e SST (Space Survey and Tracking), que visa o mapeamento e previsão do impacto do lixo espacial. O tema Espaço financia ainda outras atividades, com destaque para a propulsão elétrica no espaço, as tecnologias espaciais críticas para a não-dependência europeia no domínio espacial, robótica espacial, acesso ao espaço, exploração espacial, ciência espacial e cooperação internacional.

Os tópicos a concurso no H2020 para o Espaço estão distribuídos por 5 blocos: GALILEO (navegação por satélite), EO (Observação da Terra), COMPET (Ciência e Tecnologia Espacial). PROTEC (Proteção de satélites contra lixo espacial (debris), tempestades solares e NEOs - Near Earth Objects), OTHER ACTIONS (tópicos genéricos ou outros não geridos diretamente pela Comissão). Também podem ser submetidas propostas ao Instrumento PME e ao Fast Track to Innovation.

O Programa de trabalhos 2015 tem um orçamento de 182 M€ distribuídos por 13 tópicos e a próxima call (H2020-SPACE-2015) abre dia 3 de novembro de 2014 e fecha a 8 de abril de 2015. Estas oportunidades podem ser interessantes para setores de atividade como transportes, energia, agricultura, floresta, engenharia de novos materiais, fibras e moldes, eletrónica e sensores, aeronáutica, saúde (proteção contra efeitos de radiação e de epidemias), ICT (manipulação e análise de big data), engenharia termodinâmica (criogenia ou altas temperaturas) e muitas outras.

Siga o exemplo de um caso de sucesso apresentado nesta Newsletter, uma entidade portuguesa que conseguiu uma coordenação no bloco GALILEO logo no primeiro concurso (2014) do H2020 no tema Espaço. Para mais informações e apoio, contacte os NCP do tema e prepare-se já para os próximos concursos.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt