Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 69 - Novembro 2014

Acrónimo:
COREGAL

Call
GALILEO-3-2014

Tipo de Projeto
Research and Innovation Action

Coordenador
DEIMOS Engenharia SA | Antonio Gutierrez


Com o projeto COREGAL pretende-se utilizar uma UAV (aeronave não tripulada) para desenvolver um serviço de gestão florestal por mapeamento de biomassa no Brasil.

O interesse no mapeamento da biomassa tem sido crescente, pelo seu impacto nas áreas da bioenergia e das alterações climáticas (e sua mitigação). A desflorestação contínua e a gestão florestal requerem uma monitorização, frequente e precisa, que pode ser economicamente inviável e difícil de obter. Por esta razão, o governo Brasileiro utiliza já os dados óticos de satélite para estas funções. No entanto, a cobertura de nuvens não permite uma monitorização constante nem detalhada, implicando a utilização combinada com outras fontes de dados, in situ ou aéreos. Apesar dos sinais de radar eliminarem o problema das nuvens, a sua resolução espacial ainda não é suficiente para algumas aplicações.

Neste projeto, com um orçamento da ordem de 1 M€, será utilizado um recetor GNSS (Global Navigation Satellite System) inovador desenvolvido pela DEIMOS que combina o posicionamento e refletometria GALILEO como principal componente para determinação da posição do UAV e para as estimativas de biomassa, utilizando para isso os sinais de GNSS refletidos nas copas das árvores, uma técnica conhecida por refletometria GNSS, ou GNSS-R.

Um dos grandes desafios do projeto consiste na determinação de posição com alta precisão, ao nível do centímetro, essencial para o cálculo exato do ponto de reflexão do sinal GNSS. No caso das florestas brasileiras, este problema torna-se ainda mais complexo por não haver uma infraestrutura de estações GNSS. A utilização dos sinais de banda larga (AltBOC E5) do GALILEO resolve este problema, uma vez que os sinais oferecem qualidade única de medição das pseudo-distâncias, podendo por isso ser usados para medições de grande precisão.

O UAV será então equipado e testado com um recetor COREGAL e com câmaras óticas para estimativa e mapeamento de biomassa, disponibilizando um serviço de larga escala a baixo-custo, pois a utilização de UAVs para mapeamentos é sempre mais económica quando comparada com outras plataformas aéreas e o GNSS-R pode ser visto como um radar bi-estático de nova geração, mais vantajoso em termos de custos e de consumo energético.

O projecto é liderado pela DEIMOS Engenharia (Portugal) e envolve diversas entidades europeias e brasileiras.

 

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt