Um dos aspetos mais atraentes do H2020 é a transdisciplinaridade subjacente aos programas e o constante desafio à inovação. Para além dos 3 pilares (Ciência Excelente, Liderança Industrial e Desafios Societais) e dos programas horizontais (Spreading Excellence and Widening Participation, Science with and for society, Instituto Europeu de Investigação e Euratom), o apelo à inovação surge nas prioridades transversais, no convite à submissão de ações de coordenação e suporte, no instrumento para as PME (de que lhe falamos na Newsletter anterior) e no Fast Track to Innovation (FTI) e, finalmente, nos prémios-incentivo (inducement prizes).
São prioridades transversais do H2020, a cooperação internacional e as Ciências Sociais e Humanidades. Os tópicos de cooperação internacional surgem em todos os domínios e com variados países ou conjuntos de países e as ciências sociais e humanidades estão presentes em todo o programa quadro. Interessados nestas temáticas devem analisar tópico a tópico onde há oportunidades nestes domínios, ou contactar os NCPs, que rapidamente os podem identificar nas diferentes áreas.
O desafio à inovação surge também nos processos. A COM quer fazer o que é necessário, mas mais e melhor e de forma diferente. O ERC, cujos starting, advanced e consolidador grants dedicados a projetos nas fronteiras da ciência são já bem conhecidos, tem neste momento um concurso aberto (uma ação de coordenação e suporte, CSA), um programa de disseminação dos resultados de projetos ERC junto de um domínio diferente: as artes, e que é de todo o interesse para gabinetes ou empresas de comunicação de ciência.
A Comissão concebeu também os prémios de incentivo à inovação (inducement prizes) para resolução de problemas bem identificados. Serão lançados no início de 2015 os seguintes prémios: Food-Scanner Prize; Reduction of Air Pollution Prize; Collaborative Sharing of Spectrum Prize; Reducing the Mis-use of Antibiotics Prize; Breaking the optical transmission barriers Prize.
Queremos que conheça cada vez melhor o Horizonte 2020 e não perca nenhuma das oportunidades disponíveis. Acha que merece algum destes prémios ou conhece alguém que o mereça? Não deixe de ajudar a identificar o(a) melhor investigador(a) para o receber.
Esteja sempre atento. Veja com o NCP do seu tema de que forma pode participar no H2020. Tem oportunidades para muitos!
|