Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 67 - Setembro 2014

Acrónimo:
easierNGS

Call
H2020-SMEINST-1-2014

Tipo de Projeto
lump sum

Financiamento Total (contribuição UE)
50.000 €

Coordenador
STABVIDA Orfeu Flores


Resumo da ideia de negócio:

A STAB VIDA é uma empresa biotecnológica, com certificação ISO9001:2008, que tem por missão ser “Your easy genetics laboratory”. A missão da STAB VIDA consiste em inovar e em adotar novas tecnologias na área da biotecnologia, através da investigação e desenvolvimento in house, aquisição de novas tecnologias e know-how e desenvolvimento de modelos de negócio mais eficientes.

É neste contexto que será desenvolvido o projeto easierNGS cujo objetivo é inovar no mercado altamente competitivo do Next-Generation Sequencing (NGS), com uma nova gama de produtos e serviços que permitirão à empresa tornar-se uma referência no mercado do NGS e aumentar significativamente a sua quota de mercado de forma considerável e a nível global.

Pontos fortes da proposta (que fizeram com que ganhasse o SME instrument):

A proposta foca-se na apresentação de uma nova solução para uma oportunidade de negócio identificada na área do NGS, contando com a vasta experiência que a STAB VIDA tem nesta área. Foi descrito o estado de arte do mercado do NGS, identificando os principais concorrentes, assim como potenciais parcerias, por forma a poder posicionar as mais-valias que a STAB VIDA tem para oferecer nesta área. O Technology Readiness Level (TRL) global da proposta apresentada é de nível 9, o que pressupõe uma rápida transição do conceito de negócio para o mercado, tendo-se contudo justificado também um elevado nível de inovação. Foi também apresentado um plano preliminar da comercialização dos novos produtos e serviços a desenvolver, com perspetivas de um elevado impacto no mercado europeu e global. Nomeadamente, a STAB VIDA demonstrou ser uma empresa "em operação" real, com uma carteira de clientes corrente e com um crescimento médio de vendas anual de 15 a 20%, consistente nos últimos 5 anos, e que o desenvolvimento do easierNGS permitirá um crescimento de pelo menos 30% ao ano, com perspetivas de poder gerar 3 novos postos de trabalho anualmente. Estes pontos levaram a que a proposta apresentada pela STAB VIDA ao SME – Instrument – Phase 1, tenha ultrapassado todos os thresholds impostos, posicionando-se com destaque para receber financiamento no âmbito deste novo instrumento do H2020.

 

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt