Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 78 - Agosto 2015

O tema “Transportes inteligentes, ecológicos e integrados” (Transportes) do Horizonte 2020 disponibiliza para 2016-2017 cerca de 890 milhões de euros dedicados a acções que conciliem as crescentes necessidades de mobilidade dos cidadãos com o desempenho económico e as exigências de uma sociedade de baixo carbono e de uma economia resiliente às alterações climáticas.

O investimento do H2020 visa contribuir eficazmente para os objetivos concretos das iniciativas identificadas no Livro Branco (2011) dos transportes, adoptado pela Comissão Europeia (CE), nomeadamente: retirar os veículos de motorização convencional (gasolina ou gasóleo) do meio urbano até 2050;  atingir os 40% da utilização de biocombustíveis no sector da aviação; 40% de redução das emissões no transporte marítimo; transferência de 50% do transporte de passageiros e mercadorias do modo rodoviário para os modos ferroviário e marítimo e redução em 60% das emissões no global do sector dos transportes.

Os resultados da participação nacional neste tema, nos primeiros concursos  do H2020 (2014), não foram nada animadores, comparados com os alcançados no FP7. Em 2014,  foram financiados 13 projetos, incluindo um  no instrumento para PME (1ª fase), das 62 propostas submetidas por equipas nacionais. Estes projetos representaram 4,9 M€, menos do que o valor médio anual do FP7: 18 projetos e 5,2 M€/ano, e com verbas a concurso inferiores às do H2020. A taxa de sucesso foi metade da média nacional do H2020 em 2014, e é o único desafio societal em que não se atingiu a meta do break-even com a contribuição nacional para o H2020. A participação das empresas nacionais da área dos transportes foi particularmente fraca, com muito poucas propostas submetidas e sempre com valores pouco significativos.

Os novos concursos dos Transportes, com lançamento previsto para outubro de 2015, estão alinhados com as prioridades estratégicas enunciadas e visam: melhorar sistemas de transporte e os diversos aspectos transversais; melhorar equipamentos e sistemas autónomos para veículos; reduzir o consumo de combustíveis fósseis; reduzir as emissões poluentes; modernizar as infraestruturas; melhorar a mobilidade nas zonas urbanas; otimizar o sistema de transportes de mercadorias; melhorar os sistemas de segurança; compreender melhor os impactos socioeconómicos, incluindo a sua influência comportamental no sistema de transportes. Os resultados dos projetos deverão ter um impacto visível na criação de um sistema de transportes mais eficiente, sustentável, seguro, resiliente e competitivo.

Se desenvolve a sua atividade neste tema, e dada a transversalidade do H2020, poderá ainda encontrar oportunidades em temáticas complementares, como o Crescimento Azul, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a  EIP  Cidades e Comunidades Inteligentes. Para tecnologias mais maduras e próximas do mercado, conte com a PPP  Hidrogénio e Pilhas de Combustível (FCH-JU) e, no sector da aviação, com o Clean Sky e SESAR.

O Infoday do tema Transportes, organizado pela Comissão Europeia, será no dia 5 de Novembro em Bruxelas e é uma excelente oportunidade para alargar a sua rede de contactos e potenciar a procura de parceiros para o seu consórcio. Reserve já esta data na sua agenda. Veja também as datas das próximas sessões de informação organizadas a nível nacional e escolha a que lhe seja mais conveniente! E não fique com dúvidas, contacte os NCP do Tema e descubra as linhas específicas de investigação mais adequadas para si nos próximos concursos.

Oportunidades, não faltam. E não se esqueça: sem apostar na inovação, nenhuma empresa tem grande futuro! Participe nos concursos de 2016, não perca mais esta oportunidade.

VOLTAR À NEWSLETTER


www.fct.pt


www.ani.pt