Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 77 - Julho 2015

O setor da água representa um dos maiores desafios societais ao nível Europeu (e mundial!) e é uma das áreas em destaque dos concursos lançados no âmbito do Horizonte 2020. Os concursos abrangem uma gama alargada de temáticas que englobam o desenvolvimento de soluções inovadoras tecnológicas e não-tecnológicas para uma gestão eficiente do recurso água, a gestão integrada dos recursos aquáticos, a redução dos riscos hidrometeorológicos, etc.

Os resultados obtidos em 2014 por entidades nacionais para o financiamento de I&I no setor da água foram francamente positivos, demonstrando o grande empenhamento e o nível técnico-científico de excelência dos vários atores do setor, academia e empresas. A taxa de retorno no concurso WATER-2014 do H2020 (6,34%), foi muito superior ao valor médio atingido nos restantes concursos dos desafios societais (2,06%). Em 2013, no último concurso do 7º Programa-Quadro dedicado à Água, os atores nacionais já tinham conseguido 4,62% de taxa de retorno. Estes números, comparados com a já excelente participação nacional de 1,75% no H2020 em 2014, evidenciam o excelente e continuado sucesso nacional nesta temática. Espera-se que a tendência continue nos concursos de 2015, que se encontram agora na fase de avaliação das propostas pela Comissão Europeia.

No concurso 2014 do H2020, um consórcio europeu liderado pelo LNEC viu ser financiado o projeto BINGO - Bringing INnnovation to onGOing water management – A better future under climate change que é o projeto em destaque nesta newsletter, e cujo evento de lançamento em Portugal ocorre a 10 de julho de 2015.

Uma das iniciativas que muito tem contribuído ativamente para alavancar a participação nacional nos programas Europeus de financiamento de I&I no setor da água é a Parceria Europeia de Inovação (EIP) para a Água. O envolvimento nacional nos órgãos de governação e nas ações de inovação desta EIP têm contribuído significativamente para o estabelecimento de consórcios ganhadores para o H2020. As EIP proporcionam uma plataforma de cooperação muito eficaz e contribuem para influenciar os mecanismos de financiamento existentes, em particular o H2020, apesar de não substituírem os programas de financiamento nem os processos de regulamentação e não serem financiadas pela Comissão.

Nos concursos 2016-2017 do H2020 (que serão publicados a 13 de outubro de 2015), o setor da água será abordado de uma forma sistémica, ou seja, os vários tópicos a concurso serão enquadrados em temáticas como a economia circular, onde o uso eficiente do recurso água é um dos grandes objetivos, ou na demonstração de soluções inovadoras para que as cidades se tornem mais resilientes ao clima e à necessidade de água, entre outros.

Consulte o site do GPPQ e participe nos eventos de apresentação e discussão dos concursos para 2016 e 2017, cujos conteúdos já estão quase definidos. Antecipe-se e obtenha desde já informação sobre estes concursos contactando a NCP do GPPQ para esta temática. Usufrua também do apoio dos Fundos Estruturais, o Portugal 2020, para potenciar a sua capacidade de sucesso no H2020, para preparar candidaturas ao H2020, ou para levar para o mercado os resultados que obtiver nos projetos europeus.

A Água é apenas uma das áreas a concurso no H2020. Também nas outras temáticas, o GPPQ pode informá-lo desde já sobre o que se perspetiva para 2016-2017. Contacte os NCP da sua área e conheça antecipadamente o que vai estar a concurso a partir de 13 de outubro e quais as iniciativas ao nível Europeu que poderão alicerçar a sua participação no Horizonte 2020.

VOLTAR À NEWSLETTER


www.fct.pt


www.ani.pt