Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 74 - Abril 2015

Historicamente, o tema Tecnologias da Informação e das Comunicações (ICT) tem sido dos que mais tem contribuído para a participação nacional nos diferentes Programas-Quadro de Investigação & Inovação Europeus. Após o apuramento dos resultados de 2014, verifica-se que esta tendência se mantém também para o Horizonte 2020. Nos primeiros concursos de 2014 do tema ICT, foram submetidas 288 propostas com a participação de entidades portuguesas. Trinta dessas propostas foram aprovadas, tendo os participantes nacionais beneficiado de cerca de 15 milhões de euros de financiamento comunitário. A estes números é ainda possível acrescentar 2 projetos com participação portuguesa na Iniciativa Conjunta ECSEL, e mais 5 projetos no SME Instrument, que contribuem com mais 2 milhões de euros de financiamento para entidades ligadas à temática do ICT. De salientar que cerca de metade das participações nacionais em projetos do tema ICT corresponde a empresas, sobretudo PME.

Acresce ainda a participação de empresas e entidades especializadas em ICT em projetos dos Desafios Societais e outros temas do pilar da Liderança industrial, como o Espaço e as tecnologias industriais chave (KETS). Em 2014, 13 empresas nacionais especializadas nos diferentes domínios do tema ICT conseguiram participar em 13 projetos diferentes com caraterísticas multidisciplinares nas referidas temáticas. Dado que o ICT é uma área transversal e a multidisciplinaridade dos projetos é um dos aspetos mais valorizados no Horizonte 2020, aconselha-se a consulta da tabela de sinergias no site do GPPQ, onde se encontram as sinergias entre os diversos Temas do H2020 nos concursos que foram abertos em 2015 e que ainda se encontram abertos. Será atualizada, em breve, para os concursos de 2016.

Nas últimas semanas encerraram os vários concursos de ICT para 2015 e, enquanto se aguarda pelos resultados da participação nacional, é possível olhar para o futuro e refletir sobre as linhas estratégicas do financiamento para os próximos anos. O Programa de Trabalho para o ICT 2016-2017 encontra-se atualmente em discussão e é possível identificar já aquelas que serão as suas grandes áreas prioritárias: Big Data, Internet of Things, e Digital Security. Prevê-se que este próximo Programa de Trabalho seja aprovado até julho e os primeiros concursos lançados no último trimestre de 2015.

A área de ICT estará também bem presente nos diferentes concursos nos Desafios Societais que abrirão em 2016-2017. Entre outros, destacam-se:

  • na área da Saúde, Big Data e Digital Security aplicada especificamente a esta área, tecnologias de apoio ao envelhecimento ativo, simulação e modelação em computador para a realização de testes laboratoriais e bem-estar de pacientes.
  • Na Bio-Economia, a robótica aplicada à agricultura de precisão.
  • Na Energia, novos tópicos de cidades e redes inteligentes, bem como a aplicação de ICT nas decisões de consumo energético dos cidadãos e na gestão de edifícios.
  • Nos Transportes, o ICT assume particular relevância na área da mobilidade urbana, transportes inteligentes e soluções logísticas.

Mas há mais, claro. Estes são apenas alguns exemplos para despertar a atenção para os 7 desafios societais do Horizonte 2020 onde o ICT é totalmente transversal e proporciona novas oportunidades a quem desenvolve investigação e inovação nos seus diferentes domínios.

Assim, para dar continuidade ao sucesso alcançado neste primeiro ano de Horizonte 2020, é importante que a comunidade nacional de ICT se mobilize desde já em torno das oportunidades disponibilizadas pelo H2020 em 2016/17. Nos próximos meses, o GPPQ vai organizar sessões de informação por todo o país, destacando-se dois Infodays nos temas da Internet do Futuro (em data ainda a definir) e da Internet of Things (15 de Junho) que irão contar com a presença de vários representantes da Comissão Europeia. Esteja atento ao calendário de eventos no site do GPPQ, onde serão oportunamente divulgadas as sessões e agendas, e onde se poderá inscrever on-line para participar.

Mais importante ainda, teremos este ano em Portugal uma oportunidade única de networking e de divulgação, através da ICT Conference 2015: Innovate, Connect and Growth que se realiza de 20 a 22 de outubro no Centro de Congressos de Lisboa. Trata-se de um evento promovido pela Comissão Europeia em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Para além de um painel de oradores de alto nível e de sessões de networking para a criação de consórcios europeus, a conferência terá ainda uma área de exposição com mais 100 stands onde estarão representados projetos de investigação e desenvolvimento tecnológico financiados pela UE, e onde as empresas, nomeadamente as nacionais, terão oportunidade de apresentar os projetos com maior inovação e impacto em ICT. Espera-se que ICT 2015 Conference traga a Lisboa mais de 5000 participantes representando universidades, instituições científicas, empresas, administrações públicas, organizações internacionais, e organizações não-governamentais com atividades em ICT, sendo o maior evento de tecnologia digital da Europa. Não deixe de participar. Reserve desde já estas datas na sua agenda.

Visite o site que a Comissão Europeia criou para ICT Conference 2015, participe nos concursos para organização de sessões de networking ou para a participação especial de estudantes, jovens investigadores e inovadores, subscreva a newsletter do ICT 2015 e esteja atento às inscrições que abrem a partir de maio.

VOLTAR À NEWSLETTER

GPPQ - Gabinete de Promoção do Programa Quadro
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia | MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Av. D. Carlos I, 126, 4º andar - 1249-074 Lisboa
Tel.: (351) 21 392 43 00 | gppq@fct.pt