Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 80 - Outubro 2015

Serão publicados no dia 14 de outubro praticamente todos os concursos relativos ao orçamento de 2016 do Horizonte 2020, e anunciados os de 2017 em versão que apenas irá sofrer ajustes de pormenor (programa de trabalhos 2016-2017). Para além dos esperados concursos nos vários tópicos das três prioridades do H2020, Ciência Excelente (pilar I), Liderança industrial (pilar II) e Desafios Societais (III), haverá um concurso especial relativo às Cross Cutting Activities (Focus Areas) e que contém:

  • A Call  Industry 2020 in the Circular Economy para a qual contribuem os concursos das Linhas Piloto, Fábricas do Futuro (FoF) e Indústria de Processos Sustentáveis (SPIRE) do NMBP;
  • A Call Internet of Things;
  • A Call Smart and Sustainable Cities.

A Comissão Europeia fez já a pré-publicação da grande maioria dos Programas de Trabalho para 2016/2017 com intuito de informar com maior antecedência os potenciais proponentes. Apenas o Programa de Trabalho formalmente adotado pela Comissão Europeia a 14 de outubro terá valor legal, mas, até lá, esta publicação permite uma melhor organização do seu calendário.

Aproveite as oportunidades que um programa de trabalho já final para 2016 e com linhas de orientação bem definidas para 2017 lhe dá de se preparar com muita antecedência: defina estrategicamente a sua abordagem às várias vertentes do programa quadro que acompanham todo o ciclo de inovação e junte-se às várias entidades que contribuíram para que a participação nacional no H2020 esteja a ser o sucesso que lhe mostramos nesta newsletter.  

As oportunidades são muitas. No Pilar I, abertos a todos os dominios cientificos, encontra as Ações Marie Curie (MSCA), os concursos do European Research Council (ERC), as  Infraestruturas de Investigação e as Tecnologias Futuras Emergentes, FET.

No Pilar II, na Liderança em Tecnologias Industriais Facilitadoras (LEIT), estão os instrumentos de financiamento para as TIC, as Nanotecnologias, os Materiais, as Biotecnologias, a Produção Industrial e o Espaço. Dispõe ainda de medidas para Acesso ao Financiamento de Risco e o Programa de Inovação para as PME (incentiva todas as formas de inovação em todos os tipos de PME).

Os desafios Societais (DS) para uma resposta colaborativa multidisciplinar, intersetorial e internacional, estão no Pilar III: DS1, Alterações Demográficas e Bem-estar; DS2, Bio-economia, Alimentação, Agricultura e Água; DS3, Energia Segura, Limpa e Eficiente; DS4, Transportes Inteligentes, Verdes e Integrados; DS5, Ação Climática, Ambiente, Gestão Eficiente de Recursos e Matérias-Primas; DS6, Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas e, finalmente, DS7, Sociedades Seguras.

Portugal está numa posição especialmente favorável quanto ao programa Widening, preconizado para melhorar a capacidade de participação das instituições de ensino superior e de investigação nos programas europeus, que engloba as Era-Chairs, o Teaming e o Twinning, que abrem de novo neste próximo biénio.

Outros programas horizontais dão-lhe diferentes alternativas: de aproximar a ciência à sociedade (Swafs) e de acompanhar um produto nas últimas e difíceis fases antes da sua colocação no mercado (Fast Track to Innovation).

Adiante-se! Mas não precisa de fazer o percurso sozinho: conte com o apoio de todos os NCP do GPPQ.

VOLTAR À NEWSLETTER


www.fct.pt


www.ani.pt