Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 79 - Setembro 2015

O programa FET (Tecnologias  Futuras e Emergentes) tem como objetivo o  desenvolvimento de projetos disruptivos que criem novos paradigmas tecnológicos, através da colaboração entre investigação multidisciplinar avançada e engenharia de ponta. O programa FET  disponibiliza, até ao final do H2020, 2,7 mil milhões de euros para projetos em consórcio em três estágios distintos do desenvolvimento das tecnologias: FET Open, FET Proactive e FET Flagships.

Os concursos FET Open (ca. de 40% do orçamento das FET ao longo do H2020) visam estimular investigação científica em todas as áreas e domínios científicos. Os FET Open encorajam especialmente a participação de atores com alto potencial na investigação e inovação, como jovens investigadores e PME de base altamente tecnológica. Para superar a principal barreira à participação neste tópico e ao sucesso de uma candidatura é necessário garantir que o projeto se encaixa nas seis características que a Comissão Europeia identifica como essenciais: visão de longo prazo, avanço científico e tecnológico, base de uma linha tecnológica não imaginada no contexto atual, novidade, alto-risco e interdisciplinaridade. As oportunidades de financiamento das FET OPEN encorajam a participação de um conjunto diversificado de atores que permita amplificar novas perspetivas, colocar novas questões e abrir novas linhas de investigação.

Os concursos FET Proactive têm temas pré-definidos em tecnologias futuras de elevado potencial já identificadas em anteriores projetos “Open”, com o intuito de fortalecer comunidades emergentes com massa crítica europeia no médio prazo. Para 2016 e 2017, as temáticas elegíveis são a Computação de Alto Desempenho, a Biotecnologia para uma vida melhor, as Tecnologias para mudanças societais, as Tecnologias da Informação disruptivas e as Novas Tecnologias para a Energia e Materiais funcionais.

Finalmente, as FET Flagships, são iniciativas de longo prazo, de grande escala, que visam concentrar os esforços europeus numa resposta eficaz a grandes desafios científicos identificados como altamente promissores no prazo de uma década. No presente, há duas Flagships em curso, nos temas do Grafeno e do Human Brain Project, não sendo ainda claro se haverá novas Flagships a financiar no H2020.

Nos primeiros concursos de 2014 das FET, foram aprovados 4 projetos com participação de equipas nacionais (incluindo 2 coordenações, e representando mais de 3 M€ de financiamento total para Portugal). Portugal tem também uma equipa a trabalhar em ambas as Flagships. Estes resultados são muito promissores (em todo o 7ºPQ houve apenas quatro participações nacionais financiadas nos concursos FET, para além das participações nas duas Flagships, pelo que, num só ano, mais do que duplicou a nossa presença nas FET) e demonstram o potencial nacional para este tipo de desafios científicos e tecnológicos.

Os concursos FET OPEN e PROACTIVE para 2016/2017 abrem em Outubro de 2015. Assim, se submeteu uma proposta e não foi um dos projetos vencedores, tem oportunidade de melhorar a proposta e voltar a submete-la. E, claro, todos podem apresentar novas propostas, em todas as áreas do conhecimento – as FET são muitas vezes associadas apenas a Tecnologias de Informação, mas essa restrição do 7ºPQ desapareceu no H2020! O “OPEN” é totalmente aberto e os temas já apresentados no “PROACTIVE” cobrem uma ampla gama de possibilidades.

Em 2017 estarão também disponíveis oportunidades para projetos de parceria (Partnering Projects) com as FET Flagships (instrumento ERA-NET). Estes projetos abrem a porta à colaboração nas Flagships, são essenciais para estas atingirem os seus objetivos, e representam novas e importantes oportunidades de financiamento que não deve descurar.

Todas as oportunidades disponíveis nas FET para 2016 e 2017 serão apresentadas na conferencia ICT 2015 (Lisboa, 21 -22 de outubro), promovida pela Comissão Europeia em parceria com a FCT.

Participe nos próximos concursos FET! Consulte as fichas informativas de mais de 40 projetos FET do H2020 para se inspirar e conte com os NCP do GPPQ para o ajudar!

VOLTAR À NEWSLETTER


www.fct.pt


www.ani.pt