Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT
NEWSLETTER
GPPQ
NEWSLETTER nº 85 - março 2016

Atualmente, cerca de 72% da população europeia vive em áreas urbanas e estima-se que, em 2050, o mesmo aconteça em todo o Mundo. Com o rápido crescimento da população urbana, as cidades são cada vez mais um símbolo da existência humana e o futuro passa por criar cidades sustentáveis e resilientes, capazes de proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus habitantes.

As cidades Europeias estão na linha da frente no desenvolvimento e implementação de um conjunto de soluções técnicas e financeiras que permitam a transição para uma economia de baixo carbono e uma utilização eficiente dos recursos.  A ideia de melhorar a qualidade de vida urbana através de desenvolvimento de soluções integradas para criar as cidades inteligentes e sustentáveis do futuro tem sido o objetivo da Parceria Europeia de Inovação sobre Cidades e Comunidades Inteligentes  (EIP-SCC). A participação ativa nesta iniciativa permite contribuir para a definição de prioridades e políticas europeias ao mais alto nível, incluindo na definição das prioridades de financiamento do Horizonte 2020, bem como ainda potenciar o networking com os principais stakeholders europeus nesta área, criando condições favoráveis para a formação de consórcios ganhadores no H2020. A EIP-SCC criou uma plataforma entre cidadãos, cidades e indústria com o objetivo de explorar inovações na área das TIC, energia, transportes e materiais avançados para criar soluções que constituam valor acrescentado para os cidadãos que habitam nas áreas urbanas. Inicialmente, a iniciativa era focada apenas na área da energia mas tem evoluído para ser cada vez mais multidisciplinar, abrangendo progressivamente também as questões ambientais com soluções baseadas na natureza, através da introdução de infraestruturas verdes e azuis. Estas infraestruturas permitem combinar e proteger os recursos ecológicos e hidrológicos das paisagens urbanas endereçando ao mesmo tempo alterações climáticas, ocupação do solo, gestão da água e atividades socio-económicas.

O H2020 promoveu o financiamento de projetos de grande dimensão no biénio de 2014 -2015, os lighthouse projects, dos quais destacamos dois com participação portuguesa: o projeto GrowSmarter, acompanhado pela cidade do Porto, e o projeto Sharing Cities, que lhe mostramos nesta newsletter,  em que a cidade de Lisboa é uma das cidades demonstradoras. Este último projeto, apresentado nesta newsletter, é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa e atribui à capital nacional o título de cidade-líder europeia num projeto de grande dimensão nas áreas de TIC, Energia e Transportes.

Para 2016-17, o programa de trabalhos do H2020 inclui, mais uma vez, um concurso transversal na área das Smart and Sustainable Cities. Contudo, este concurso apresenta algumas novidades que o tornam mais abrangente perante os novos desafios que as cidades enfrentam atualmente, incluindo, pela primeira vez, duas vertentes novas:

  • Smart Cities and Communities (SSC1) tem como objetivo demonstrar a sustentabilidade, a viabilidade económica e replicabilidade de soluções baseadas em TIC aplicadas à interface entre energia e transportes.
  • Sustainable cities though Nature-based solutions (SSC2-4)pretende demonstrar que re-naturalizar cidades pode ser uma forma eficiente e economicamente viável de criar cidades mais sustentáveis, resilientes, verdes e saudáveis. As componentes principais desta abordagem incluem gestão de cheias, adaptação climática, proteção da biodiversidade, agricultura urbana, melhor qualidade do ar, energias renováveis assim como aumentar a qualidade de vida urbana através do apoio a uma variedade de atividades recreativas e criação de áreas de sombra e abrigo nas cidades.

Este programa pode ser uma oportunidade para si, investigador ou gestor municipal, responsável de uma agência de energia, ou dono de uma tecnologia inovadora numa empresa. Portugal tem várias cidades que podem ser demonstradoras das tecnologias Smart Cities, e entidades de ID e empresas, nomeadamente PMEs, que têm tecnologias que podem ser muito úteis a outras cidades europeias. Conte com o apoio do GPPQ para analisar a sua ideia consigo e ajudar a viabilizar a sua participação nestes projetos de grande importância estratégica. Contacte os NCPs do GPPQ quanto antes!

 

VOLTAR À NEWSLETTER


www.fct.pt


www.ani.pt