ANI - Promoção do Programa Quadro


Horizonte Europa

A estrutura do próximo Programa Quadro, assenta em três pilares complementares e interligados

Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação

Pilar 1 "Ciência de Excelência"

O Pilar 1 apoiará a excelência científica numa abordagem bottom-up de reforço à liderança científica da Europa, ao conhecimento e ao desenvolvimento de competências através de:

Pilar 2 "Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia"

Baseia-se numa abordagem top down, apoiará a investigação com enfoque nos desafios societais e as tecnologias industriais. Está alinhado com as políticas Europeias e internacionais (e.g., os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) e está estruturado em 6 clusters:

No âmbito do Pilar 2 serão definidas Missões em temas transversais que garantam impacto socioeconómico e também parcerias Europeias Europeias com a indústria e os Estados-Membros. As áreas para as missões (Mission Area 1: Adaptation to Climate Change, including Societal Transformation; Mission Area 2: Cancer; Mission Area 3: Healthy Oceans, Seas, Coastal and Inland Waters; Mission Area 4: Climate-Neutral and Smart Cities; Mission Area 5: Soil Health and Food) e para as parcerias institucionalizadas já se encontram definidas, para os primeiros quatro anos de execução do programa, no Anexo Va do Regulamento do Horizonte Europa.

Pilar 3 "Europa Inovadora"

A inovação será apoiada de forma transversal em todo o programa HE, mas é no terceiro pilar que se concentram as atividades de criação de novos mercados e o apoio às PMEs com potencial de inovação de vanguarda e disruptiva mediante a criação do Conselho Europeu de Inovação (EIC). O EIC potenciará o ecossistema de inovação Europeu e funcionará como uma one-stop-shop para os inovadores com grande potencial. Terá 3 programas principais:

Pilar Horizontal "Alargamento da participação e reforço do Espaço Europeu da Investigação"

para além dos três pilares, o Pilar Horizontal que tem como principal objetivo melhorar os resultados do programa a nível do alargamento da participação e do reforço do Espaço Europeu da Investigação. Incluem-se aqui medidas destinadas a ajudar os Estados-Membros a tirar o máximo partido do seu potencial de investigação e inovação:

Tal como no Horizonte 2020 (2014-2020), no Horizonte Europa (2021-2027), Portugal continuará a beneficiar do acesso aos instrumentos considerados no âmbito do Pilar Horizontal, nomeadamente o Teaming, Twinning, Era-Chairs e COST Actions. A lista de países considerados no âmbito do Pilar Horizontal encontra-se especificada no Regulamento do Horizonte Europa